Arquipélago de Escritores


De 4 a 17 de Novembro, os Açores vão ser palco da 2ª edição do encontro literário Arquipélago de Escritores, promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, que levará a São Miguel e à Terceira escritores nacionais de peso e uma confirmação internacional de nomeada. Tal como aconteceu na primeira edição, a missão permanece inalterável: que os livros e os seus autores sejam celebrados num território de grande tradição literária — os Açores.

Arquipélago de Escritores começou com boas abertas

Kommentare

  1. Estou com curiosidade para saber quem são os escritores portugueses de peso que vão comparecer. Vou pesquisar. É que não conheço muitos... apenas os que já li e que são mais falados na blogosfera.
    Obrigada pela informação, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Clica no Arquipélago de Escritores, que aparece o programa do encontro!!

      Löschen
  2. E ninguém poderá esquecer o Vitorino Nemésio.... É muito bom divulgar autores e livros - novos e antigos, porque a palavra tem que viver...
    Beijos e abraços
    Marta

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Mau Tempo no Canal é um dos romances mais importantes da língua portuguesa, a síntese de todas as ficções de Vitorino Nemésio.

      Saudações cordiais de Düsseldorf 💚

      Löschen
  3. Vai ser certamente um sucesso. Portugal tem mais de 1000 anos de História e é um país culturalmente riquíssimo em todas as artes, embora se cultive pouco essa riqueza, no nosso próprio país. Estamos muito pouco atentos no geral ao que de bom se faz por cá. Infelizmente, a maioria dos "media", são em geral nefastos para a nossa cultura, preterindo-a em detrimento de outras que não nos dizem absolutamente nada. Devíamos ser um pouco "chauvinistas" como o são alguns povos europeus em relação às suas próprias cultura e história !

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora concorde absolutamente com o teu depoimento sobre a nossa cultura, Ricardo, continuo agarrada a outras culturas, especialmente a cultura alemã‼

      Löschen
    2. Ricardo, tanto quanto me apercebi, este “encontro” é apenas com escritores atuais.
      Quando temos os “festivais de autores” aqui, estes são para apresentar novos livros de autores já conceituados e novos escritores.

      Löschen
    3. O lançamento do livro Raul Brandão e os Açores, de Vasco Rosa (ed. Companhia das Ilhas) chamou a minha atenção.

      Löschen
  4. Que programa maravilhoso *-*

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Como não estou presente no encontro literário Arquipélago dos Escritores não tenho a oportunidade de saber, se é um programa maravilhoso‼

      Löschen
  5. De todos os nomes mencionados no programa, apenas conheço Richard Zimler, nascido nos Estados Unidos e já com nacionalidade portuguesa, e Alexandre Quintanilha por ser o seu cônjuge.
    Fiquei com curiosidade se os nossos leitores (teus e meus) conhecem alguns.
    No meu caso, em particular, talvez possa usar a distância geográfica como desculpa do meu desconhecimento já que – tanto quanto sei – estes escritores não têm ainda projeção internacional. Será? E como não oiço/vejo notícias portuguesas.... uma falha à qual devo prestar atenção...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Teju Cole, Dulce Maria Cardoso, Richard Zimler, Urbano Bettencourt, João de Melo, Joel Neto, Domingos Amaral, Eduíno de Jesus, Carlos Bessa, Pedro Vieira, Rui Tavares, Isabel Lucas, Filipe Homem Fonseca e Norberto Ávila são alguns dos participantes no encontro. A presença do escritor norte-americano Teju Cole pretende também consagrar a ligação existente entre os Açores e os Estados Unidos. Só conheço Dulce Maria Cardoso, Richard Zimler e Rui Tavares!! Os outros são ilustres desconhecidos!!

      Löschen
  6. E eu ainda não conheço os Açores.
    Bfds

    AntwortenLöschen
  7. O programa é de peso. Parece-me até quase uma feira de escrita e escribas. Desejo a todos boa estadia. Pelas fotos que já vi, os Açores são ilhas lindas. E que o convívio seja são, alegre e frutuoso.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Tal como na primeira edição, este segundo encontro pretende que os livros e os seus autores sejam celebrados num território de grande tradição literária — os Açores.

      Löschen
  8. Decerto que vão ser apresentadas ilustres obras literárias.

    Beijo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O evento apresentará algumas novidades, entre elas o lançamento do prémio nacional “Arquipélago de Escritores”.

      Estou com um pé fora de casa, e regresso tarde. Amanhã visito os “delírios”, dos quais já tenho saudades!!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!