.

Kommentare

  1. Não conheço os dois vencedores do Nobel em literatura. A pesquisa impõe-se e a requisição de um dos seus livros da biblioteca.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Já escrevi AQUI, várias vezes, sobre o autor mais brilhante da actualidade: PETER HANDKE‼

      Até agora só li um livro de contos da Olga Tokarczuk‼

      Löschen
  2. Nossa, como eu sou lerda:))

    Hoje, em edição especial:- :- Metáforas de amor (Poetizando e Encantando)

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta-Feira.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Cada MULHER tem o seu valor, Larissa‼,
      Umas na cama, outras na cozinha, outras nas bibliotecas‼
      O homem latino odeia as mulheres intelectuais‼


      Beijinho outonal 🍁

      Löschen
  3. Continuo a ficar “pasmada” com as tuas afirmações! : )))

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Penso que todas as mulheres têm valor, independentemente da sua profissão: as prostitutas, as donas de casa e as intelectuais são todas MULHERES que merecem respeito. Unidas lutamos pelos nossos direitos‼

      Löschen
    2. Nunca pus em questão o valor da Mulher qualquer que seja o seu estatuto social, profissão, antecedentes culturais, orientação sexual, raça, etc, etc...

      Löschen
    3. Sei muito bem, Catarina, que NUNCA puseste em questão o valor da MULHER. A minha resposta ao comentário da Larissa é um tanto absurda. Eu queria simplesmente dizer, que nenhuma MULHER é lerda‼

      Löschen
    4. Eu devia ter sido mais específica. : ))
      Quando escrevi “Continuo a ficar “pasmada” com as tuas afirmações!", referia-me à seguinte afirmação: “O homem latino odeia as mulheres intelectuais”.
      : )


      Löschen
    5. É preconceito pensar, que a maioria do homem português não gosta de MULHERES independentes, emancipadas e que gostam de ler⁉

      Löschen
    6. Não é bem assim, Teresa. Ele gosta que a mulher leia e saiba coisas, admira até que tenha ideias que se distinguem, acha curioso e até se orgulha - sem que o afirme, claro - das suas opiniões, admite sem relutância os seus gostos mais incomuns. O que ele detesta é que as ideias se transfiram para a vida, se apliquem a si mesmo e ao que o rodeia. Em suma, a mulher emancipada é uma espécie de prémio que ele ganha sem querer, coisa de aura que a acompanha, mas que está sempre e sublinho o sempre, em redor da cabeça dela. Como uma boa aura, não pode transgredir e iluminar o seu próprio campo.
      E é isto. Seja feliz nesta sexta. Que um dia de cada vez é que é:).

      Löschen
    7. Conheço bem a mentalidade do homem português, bea‼ Até estive noiva de um português, que embora fosse um homem culto e moderno, só me queria para mãe dos seus filhos‼

      Löschen
    8. Não, não necessariamente preconceito, mas uma generalização talvez incorreta, Teresa, considerando os homens desta geracao. Mas esta é apenas uma opinião sem ter observado essa reação de perto. Nem na minha fase “intelectual” como eu costumo dizer, senti isso. Não creio que os jovens da nova geração tenham essas considerações. Mas, curiosamente, um dia ouvi esta colega (solteira, de 35, 36 anos) dizer que nas suas experiências de “dating” o que ela notava com alguns homens é que se sentiam intimidados (ela usou mesmo este termo) pelo seu salário. Não que ela dissesse quanto ganhava, mas deduziam devido à profissão que exerce.

      Löschen
    9. TODAS as generalizações são incorrectas, Catarina!!! As minhas experiências com homens portugueses foram sempre as melhores. O meu noivo era um tipo porreiro: rico, inteligente, bonito. Na minha fase intelectual eu não queria ouvir falar em casamento, nem em criancinhas. Queria uma relação como a de Simone de Beauvoir e de Jean-Paul Sartre.

      https://ematejoca-ematejoca.blogspot.com/2014/03/premio-internacional-ibsen-para-o.html

      Löschen
    10. O “rico” nunca entrou na nossa equação por aqui. Limitamo-nos apenas às características físicas: “tall, dark and handsome” !! : ))
      E a propósito de “dark”. Nunca se chegou a um consenso quanto ao significado to adjetivo neste contexto. Tanto se pode referir ao tom de pele, à cor do cabelo, ou ao seu “ar misterioso”. Para mim sempre significou “moreno” : ))

      Löschen
    11. Obrigada pelo link, Teresa.
      : )

      Löschen
    12. A minha equação: deserto loiro, muito loiro e frio!!!

      Entretanto, vou procurar o que escrevi sobre o PETER HANDKE como dramaturgo!!!

      Löschen
  4. Deixa o link sobre Handke, p.f. . Gostaria de ler o texto que escreveste sobre ele.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não é apenas um link, são vários‼

      Agora recebi um convite da Casa de Heinrich Heine: na próxima segunda-feira, Olga Tokarczuk apresenta lá o seu último livro. Estou com curiosidade‼

      Löschen
  5. Embora esteja familiarizada com os nomes, nunca me aventurei nas obras dos autores em questão

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Há muito tempo tenho uma predileção pelo PETER HANDKE. Sou apaixonada pelos textos dele porque eles são muito diferentes.

      Na próxima segunda-feira, vou descobrir a polaca Olga Tokarczuk‼

      Löschen
  6. Nunca li nem um nem outro escritor, sei quanto Handke tem sido polémico, sobre os seus livros tenho ouvido opiniões contrárias, não sei quanto começa o repúdio por questões ideológicas ou por outros motivos.
    Sobre a polaca parece haver um maior consenso, mas não é total, tenho alguma curiosidade sobre esta, o outro fico aguardar a opinião dos leitores que já encomendaram obras deles após o anúncio de hoje

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Os gestos provocativos de PETER HANDKE marcam tanto a sua literatura quanto a imagem pública. É preciso não esquecer as suas raízes eslovenas, quando o acusam pelo seu apoio ao nacionalismo sérvio, discursando no funeral de Slobodan Milošević!!!

      Löschen
  7. Nã nos conheço. Mas desde que comprei um livro de um nobel e o detestei, cortei com as compras só porque sim. Os livros e eu mesma merecemos uma relação a sério, feita de empatia espontânea, folhas lidas e decisão de compra. Ou não, que as empatias espontâneas já me enganaram. Pode ser que aconteça com algum dos dois autores. Se não, paciência. São só mais duas pessoas que não vou ler. Acrescentadas a uma multidão:)
    Boa noite, Teresa

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O romancista, contista, ensaísta, dramaturgo, argumentista e cineasta (colaborou com Wim Wenders), PETER HANDKE, ainda não sabe da decisão da bea de não querer ler a sua obra!!!

      No meu encontro de segunda feira com a Olga Tokarczuk, vou revelar à autora polaca que a bea não quer ler o que ela escreveu até agora!!!

      Löschen
  8. Recebi hoje um email onde me informam sobre o Festival Internacional de Autores de Toronto de 24 de outubro a 3 de novembro. Gostaria de ver e ouvir Frido Mann (neto de Thomas Mann) que vai ser entrevistado no dia 26 de outubro. Não li ainda nenhum livro dele. E tu?

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora só tenha lido um livro do Frido Mann (o neto favorito de Thomas Mann) penso que ele não tem, nem o talento do avô, nem dos tios: Klaus e Golo!!

      Löschen
  9. Algo muito positivo nestes prémios é a publicação dos livros, quando ainda não o foram e a possibilidade de descobrir novos autores - tenho dois livros do Peter Handke a a ideia que os tinha lido, mas não me lembro do que li, o que é muito mau, já descobri onde tinha guardado um deles e vou voltar a lê-lo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Gostaria de saber, quais são os dois livros de PETER HANDKE, que a Gabi tem na sua estante⁉

      Löschen
  10. não conheço nada deles, vou ler as suas postagens do autor. aqui no brasil só temos um título de cada um, mas já soube que esgotaram assim que ganharam. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Conheço muitíssimo bem a obra de PETER HANDKE, enquanto que da Olga Tokarczuk li somente um livro de contos‼

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!