Adeus Lenine‼


Embora já tenha visto Good bye Lenin! numa sala de um cinema do Porto e, mais tarde, ter comprado o DVD, não resisto de ver este filme pela noite a dentro no ARD.

Outubro de 1989 era uma má altura para ficar em coma, para quem vivesse na Alemanha de Leste _ mas é precisamente o que acontece à mãe de Alex (Daniel Brühl), um activista do progresso social. Oito meses depois, para surpresa de todos, Christiane (Katrin Sass) acorda do seu coma. Mas o seu país mudou radicalmente e ela desperta numa Alemanha capitalista. O seu coração está tão fraco que o menor choque pode levá-la à morte. E afinal, o que poderá ser mais dramático do que a queda do muro e o triunfo do capitalismo sobre o seu país? Para salvar a mãe, Alex decide ocultar todos os factos políticos, e para isso transforma os 79 metros quadrados do seu apartamento numa colónia de recordações onde a mãe é levada a acreditar que nada mudou na sua ausência.

Numa maravilhosa, comovente e ao mesmo tempo divertida comédia, Wolfgang Becker relata a história de um filho que vai até ao limite das suas forças para conseguir o milagre de salvar a sua mãe e fazê-la acreditar que apesar de tudo Lenine conseguiu realmente vencer!

Kommentare

  1. Paradigmático o filme
    Se toda a geração de Alex tiver tal comportamento
    Não digo que Lenine tenha vencido

    Mas lá
    que dá
    que pensar...

    isso dá

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Se os jovens portugueses tivessem o comportamento da geração de Alex, o teu partido não tinha apenas 7% (o máximo 8%) nas próximas eleições legislativas. A geração jovem em Portugal nem sabe quem foi Lenine⁉

      Löschen
  2. Catalogou o filme de 'comédia'. Terei lido bem?

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Leu muitíssimo bem, Joaquim Ramos‼
      "Adeus Lenine!" é uma comédia com cenas absolutamente hilariantes‼ O realizador alemão relata uma história séria com humor ‼

      Löschen
  3. Tenho de ver esse filme. Agradou-me a resenha que a Teresa nos deixou. Sou uma papa filmes:)
    Que o FDS lhe sorria

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Agora que o frio chegou, vou agarrar a minha manta e deitada no canapé, ver todos os DVDS que estão à minha espera há tanto tempo.

      Beijinho outonal 🍁 desejando-lhe um ótimo fim-de-semana‼

      Löschen
  4. Antworten
    1. Não sei, se será o teu género, Andreia⁉ Embora seja uma comédia, é um filme absolutamente político‼

      Löschen
  5. Gostei dessa descrição. Ver se consigo ver o filme !...

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!