Sofre de parascavedecatriafobia?

  
Os supersticiosos ficam com medo quando o dia 13 cai numa sexta-feira. 
O célebre compositor austríaco, Arnold Schönberg, tinha medo do algarismo 13. Curiosamente ele morreu numa Sexta-Feira 13.
Como surgiu a superstição da sexta.feira 13? 
A ideia de que a data é sinónimo de azar tem diferentes origens em diversas culturas. As lendas explicam muitas superstições e são sempre fascinantes do ponto de vista do imaginário colectivo. 
 Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos. Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Então, até Sexta-feira, 13 de Dezembro 2019

Kommentare

  1. Não sou supersticiosa e vivo numa terra onde o 13 é a data favorita! :)

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Apareceu, na verdade, Maria de Nazaré aos cachopos ou viram simplesmente uma mulher bonita vestida de branco?! Há quem acredite, quem pretenda não acreditar, quem conteste o que se passou em 1917 em Fátima!

      Enfim, descansa à sombra das azinheiras, acreditando numa senhora que desceu do céu para curar as feridas, doenças e amarguras!!

      Löschen
  2. Penso que convidar 13 pessoas para almoçar/jantar é mesmo uma " desgraça ". Ai ai a minha carteira, lol

    Deixando cumprimentos e, 13 abraços

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Bolas!! Só para ler o nome da doença...

      Guarda os c(o)mprimentos e larguras para os teus convidados, Nuno Filipe!!! Venham daí os 13 abraços e um beijinho.

      Löschen
  3. Se sofro de Parascevedecatriofobia?
    Não... De todo!
    Sofro de otorrinolaringologia= Ouço mal, respiro mal e engulo ainda pior...

    Beijos, sem fobias. :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Até mesmo o cinema norte-americano imortalizou esta data com uma sequência de filmes de terror Friday The 13th — protagonizada por Jason Voorhees, um serial killer que ataca sempre numa Sexta-Feira 13.

      Beijos risonhos e sem fobias!!

      Löschen
  4. Das minhas superstições não faz parte o 13. Por norma, os meus jantares de natal têm 13 pessoas à mesa. É uma chatice, há sempre alguém desirmanado do conjunto e que sou eu na medida em que pouco páro sentada e não saboreio as iguarias como a demais gente. É capaz de ser isto um azar, mas quando éramos doze ou quinze ou outro qualquer número, à parte a loiça desemparelhada, tudo se mantinha.
    E olhe que sofrer desse mal com não sei quantas sílabas é um aborrecimento só a nomeá-lo. Se sobrevivermos a hoje, então, a 13 de Dezembro voltamos a tentar a sorte do azar:)
    BFS

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Credo!!!
      Com um palavrão desses, só a mais fina flor da aristocracia é que deve sofrer disso... E alguns imitadores, está claro! :)

      Löschen
  5. Por acaso, foi algo que nunca me fez confusão

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não faz confusão aos indivíduos de bom senso‼

      Löschen
  6. Foi sexta?
    Treze?
    Olha a magana
    veio e foi-se
    e n´sequer
    dei por ela

    Nem a minha Tresa deu

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A sexta-feira 13 veio e foi-se sem causar problemas à Tresa de Düsseldorf 🍀

      Löschen
  7. Uma palavra bem longa.
    Durante um almoço num restaurante com 13 pessoas, a mãe de uma amiga pediu ao empregado para separar as mesas. : )

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Na minha modésta opinião, é absolutamente absurdo separar as mesas, quando o número dos convidados continua a ser 13 🌚

      Löschen
  8. Sou muito suprestigiosa... Esse nome de "doença" nem consigo dize-la, kkkkkkk

    Hoje:- Sentimento atroz. {Poetizando e Encantado}

    Bjos
    Votos de um óptimo Fim-de-semana.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Atroz é ser supersticiosa, Larissa‼

      Destesto a superstição, do que eu gosto é do verão 🌻

      Löschen
  9. Estas particularidades idiossincráticas a que chamamos superstições são comportamentos/atitudes compartilhads por todas as socidades, mesmo que algumas pessoas neguem.
    O nosso comportamento pode não ter absolutamente nenhum impacto no resultado final, mas, de qualquer forma, sentimos a necessidade de agirmos de certa maneira. Os atletas são um dos grupos mais supersticiosos. Os seus fãs também. E sabes do que estou a falar. O facto de um fã usar de novo um determinado chapéu ou t-shirt que usou durante um jogo de futebol anterior em que o seu clube ganhou não vai afetar em nada o resultado do novo jogo.
    Nas corridas de carros não há nenhum com o número 13. Em alguns prédios altos não há o número 13 indicado no elevador. Poderíamos dar milhares de exemplos.
    Sempre ouvi dizer (em Portugal) que se um gato preto passar à nossa frente é azar. Para os italianos é boa sorte.
    Quando era jovem , entrava sempre num avião com o pé direito. Quando era estudante tentava usar sempre a mesma lapiseira (enquanto tivesse tinta) para os testes porque me daria sorte.
    Quanto às 13 pessoas naquele almoço... A superstição refere-se precisamente a 13 pessoas sentadas à mesma mesa. Quando o empregado afastou as duas mesas, tínhamos 7 pessoas numa mesa e 6 na outra.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora as superstições não tenham nenhuma lógica, o teu depoimento é absolutamente correcto. A maioria dos hotéis não têm o quarto n°13.

      Como nasci num dia 31, gosto do seu co-irmão, o algarismo 13. A minha mãe não era supersticiosa, no entanto, não gostava da terça-feira e, morreu numa terça-feira.

      Enfim, cada um é LIVRE de acreditar naquilo que lhe apetecer‼

      Löschen
  10. Aprendi aqui tanto na matéria publicada quanto
    com os comentários.
    Sou grata.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não há que fazer uma grande polémica deste tema: foi só uma discussão sem relevância.

      Votos de uma semana feliz!!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!