GOETHE


Johann Wolfgang von Goethe, um dos maiores nomes da literatura alemã, nasceu em 28 de agosto de 1749, em Frankfurt am Main.

 «Am 28. August 1749, mittags mit dem Glockenschlage zwölf, kam ich in Frankfurt am Main auf die Welt. Die Konstellation war glücklich; die Sonne stand im Zeichen der Jungfrau, und kulminierte für den Tag; Jupiter und Venus blickten sie freundlich an, Merkur nicht widerwärtig; Saturn und Mars verhielten sich gleichgültig: nur der Mond, der soeben voll ward, übte die Kraft seines Gegenscheins um so mehr, als zugleich seine Planetenstunde eingetreten war. Er widersetzte sich daher meiner Geburt, die nicht eher erfolgen konnte, als bis diese Stunde vorübergegangen.»
Aus meinem Leben. Dichtung und Wahrheit 

Hoje festejamos o 270° aniversário do autor e estadista alemão, no Goethe-Museum Düsseldorf.
Ontem visitamos a exposição GOETHE | Verwandlung der Welt, na Kunst- und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland. 

Kommentare

  1. Uma mente de primeira ordem, um homem que gostava de viver e que deixou memória acesa na arte da escrita. Segundo consta, seria inteligentíssimo. Pena que ainda não o li. Fica guardado para a próxima Feira do Livro:)). Não me escapa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Já o nosso Fernando Pessoa afirmava que, o homem de génio é um intuitivo que se serve da inteligência...

      Löschen
  2. Ah, e segundo consta documentalmente, um grande escriba de cartas amorosas; lembro-me de ter lido numa revista cor de rosa, como exemplo de que o amor não tem idade, ainda eu adolescia, um excerto de um bilhete ou uma carta - ou seria um poema - talvez dirigido à mulher dado que já era velho e ela jovem. Na altura impressionou-me bastante, mas já só recordo os campos de trigo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Depois de ter vivido a paixão por Ulrike von Levetzow, Johann Wolfgang von Goethe encheu-se de extraordinária energia, tornando-se incomumente produtivo — os benefícios do amor!!

      Löschen
  3. „As pessoas simples não sabem o tempo que leva e quanto custa aprender a ler. Empenhei-me nisso durante oitenta anos, e não posso dizer que o tenha conseguido.“

    Foi a primeira frase de Goethe que me saiu à mão... é tão verdadeira que até dói

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. As frases de Goethe são verdadeiras, profundas, inteligentes!!!

      Löschen
  4. A exposição deve estar mesmo interessante!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A exposição é simplesmente uma exposição. Ler a obra de Johann Wolfgang von Goethe, um dos maiores nomes da literatura mundial, é que vale a pena!!

      Löschen
  5. Anonym8/28/2019

    Já li Fausto e adorei

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Já leste Fausto II (1832, publicação póstuma)?!

      Löschen
  6. Já é um senhor idoso, o Goethe... :)
    Pelo que entendi, esta passagem é da sua autobiografia.
    Imagino que ele, para além de um homem inteligente (como lembrou a Bea) também devia ter um grande sentido de humor e ser exímio a driblar as palavras, pois jogava com o seu duplo sentido. Fica-se por isso sem saber se tudo o que ele escreveu neste livro é verídico.

    Beijinho
    (^^)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A palavra alemã "Dichtung" significa tanto "poesia" como "ficção", o que indica uma ambiguidade através de uma engenhosa noção humorística. Claro está, que nem todas as ocorrências contadas são verídicas.

      Beijos goethianos!!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!