Nascem Gustav Klimt e Ingmar Bergman


O pintor simbolista austríaco Gustav Klimt (1862-1918) nasceu na pequena localidade de Baumgarten, ao sul de Viena, na Áustria Imperial, que em 1867 foi substituída pelo Império Austro-Húngaro. Com 14 anos ingressou na Escola de Artes e Ofícios de Viena.
Líder do Movimento da Secessão de Viena — grupo de artistas que se desligaram do academismo da pintura e aderiu ao Simbolismo.
Com o seu estilo rebelde de vestir, na maioria das vezes envolto em uma túnica escura, Gustav Klimt tornou-se uma figura exótica. Por muitos anos tentou, sem sucesso, ser admitido na Academia de Arte de Viena. Só em 1917, recebeu o devido reconhecimento, ao ser eleito membro honorário daquela entidade. No entanto, no ano seguinte sofreu um ataque de apoplexia.
As últimas obras de Klimt voltam-se para um lado mais erótico, claramente assumido. No seu atelier, passeiam sempre algumas modelos nuas que ele observa e vai desenhando. Daí, resultam mais de 3 000 desenhos. Disso são exemplos os desenhos das suas modelos em poses e atitudes mais íntimas: "Mulher sentada com as coxas abertas", "Adão e Eva", "A Noiva"” e "Masturbação feminina ". Na época, acusaram o pintor em Ornamentação e Crime do seu exagero erótico. Para Gustav Klimt, a ornamentação enriquece o real.
Gustav Klimt faleceu em Viena, no dia 6 de fevereiro de 1918. 

⚪⚪⚪

O universo de Ingmar Bergman é o domínio específico das relações humanas. 
O que o torna um dos cineastas mais importantes e inesquecíveis na história do cinema.
Em 1976 é acusado pelo Estado sueco de não pagar os seus impostos, escândalo fiscal que o obriga a abandonar a Suécia e ir para Munique. Aí prossegue, aliás, o seu trabalho com a rodagem de O Ovo da Serpente, uma perturbante reconstituição de Berlim no imediato pós-guerra.
Ingmar Bergman acaba por resolver os seus problemas fiscais e regressa à Suécia, sendo Fanny e Alexander o título simbólico desse processo de reconciliação.
Nascimento: 14 de julho de 1918, Uppsala, Suécia 
Morre na sua casa em Fårö aos 89 anos, de forma tranquila — segundo a sua filha, Eva Bergman — e, coincidentemente, no mesmo dia em que faleceu Michelangelo Antonioni. Encontra-se sepultado em Fårö kyrkogård (Fårö Churchyard), Fårö, na Suécia.

Kommentare

  1. Desta vez
    "bingo"
    gosto dos dois

    de Klimt, ele já ilustrou um conto meu

    https://conversavinagrada.blogspot.com/2012/12/um-conto-de-natal-que-como-todos-nao.html

    de Bergman, «O Sétimo Selo» ou «Mónica e o Desejo», voltaria a ver

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Lembro-me muito bem do teu conto de Natal com uma introdução de José Saramago. Gosto de "Morte e Vida" de Gustav Klimt, que também já publiquei AQUI ‼

      Embora gostasse de ver os filmes de Ingmar Bergman, que tu mencionas, não são os meus favoritos‼

      Löschen
  2. Abençoado ano que deu ao mundo estes dois homens.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Em 1918 morreu Gustav Klimt ‼
      Em 1918 nasceu Ingmar Bergman ‼

      Löschen
  3. Nasceram e permanecem entre nós com as suas obras!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Pelo menos em Viena esbarramos constantemente com Gustav Klimt‼

      Löschen
  4. De Klimt, gosto de "O Beijo" que já ilustrou um postal meu, e outros também, não lhe conhecia os desenhos. De Bergman, "Sonata de Outono", foi um filme que vi e me marcou.
    Há relacionamentos entre progenitoras e filhos que não são nada fáceis...

    Fica bem e tem uma óptima semana, Teresa!|

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um dos quadros mais famosos do pintor austríaco é "O Beijo", que está de tal maneira comercializado que até há panos de cozinha.

      Woody Allen tinha uma enorme admiração pelo Ingmar Bergman. O seu filme "Setembro" é uma homenagem ao realizador sueco e ao seu fabuloso filme "Sonata de Outono" com a maravilhosa Ingrid Bergman 💙

      Löschen
  5. A tela é magistral... texto melhor ainda:))

    Hoje:- O coração não mente...

    Bjos
    Votos de uma óptima noite

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Escolhi o desenho "Masturbação Feminina" por ser menos conhecido‼ Pelo menos, não encontrei em Viena nenhum objecto com este desenho.

      Votos de uma semana erótica‼

      Löschen
  6. No meu antigo blog, um que há muito tempo desativei, eu usava uma imagem de uma pintura do Klimt no fundo, sempre gostei muito, era, no caso, a Árvore da Vida, mas gosto de várias das pinturas!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora goste da obra de Gustav Kimt, o seu compatriota Egon Schiele é o meu favorito.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!