VIAGEM À ITÁLIA 1786 — 1788


Cada um festeja o 25 de Abril à sua maneira. 
Eu desloquei-me à casa onde nasceu Heinrich Heine, aí assisti a uma palestra do renomado crítico alemão Denis Scheck sobre «Viagem à Itália» de Johann Wolfgang von Goethe (1749 — 1832)
 Em 3 de Setembro de 1786, Goethe não regressa das termas de Karlsbad a Weimar, mas, em vez disso, parte em segredo e incógnito para Itália, está apenas a levar à prática uma decisão pessoal adiada e um imperativo cultural de que nenhum homem de letras, intelectual ou artista pode prescindir a partir de meados do século XVIII.  
Quando a palestra terminou, entrei na cervejaria que fica em frente e bebi uma cerveja em homenagem aos Capitães de Abril.

Kommentare

  1. Dizes bem! Cada um assinala as efemérides como pode, gosta e lhe apetece.
    Se te deu prazer assistir a essa palestra sobre Goethe e a Viagem a Itália, coisa que a mim muito provavelmente me seria terrivelmente enfadonho, porque não?
    Se essa cerveja te soube bem então foi a celebração perfeita, Teresa!

    Eu vi logo pela manhã, através da TV, parte das celebrações que ocorreram em Lisboa, adorei ouvir o Hino Nacional tocado pela Banda da Marinha, mas quando começaram os discursos no hemiciclo da AR, desliguei logo e parti para outra.
    Este ano fiz um apontamento no meu blogue. Apeteceu-me, o que não significa que o volte a fazer. É conforme estiver o meu estado de espírito.
    Bom fim-de-semana, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A maioria dos homens é enfadonha, enquanto que Denis Scheck é absolutamente brilhante. Ele não é esguio, nem é loiro, nem tem olhos azuis, mas quando começa a falar transforma-se no homem mais atraente à face da terra.

      Ótimo fim-de-semana 🌻🌻 com ou sem homens enfadonhos:-*

      Löschen
  2. Pois eu gostaria bastante do seu programa e talvez até conseguisse, com o entusiasmo, beber uns goles de cerveja. Julgo que foi uma boa maneira de comemorar, as comemorações têm que nos dar prazer ou não o são.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um programa cultural ao gosto da bea, penso eu:-*

      Löschen
  3. Parece-me um óptimo festejo...
    Bfds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A palestra de Denis Scheck sobre a viagem à Itália do deus da literatura alemã, é que foi absolutamente FANTÁSTICA:-*

      Löschen
  4. E que bela celebração esta :)

    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Bom fim de semana, queria eu dizer

      Löschen
    2. A celebração foi apenas uma brincadeira 😁 depois de um evento cultural na cidade velha, entramos sempre numa "Kneip" para beber umas cervejas:-*

      Löschen
    3. Também te desejo um ótimo fim-de-semana 🌻🌻🌻 na companhia de Johann Wolfgang von Goethe:-*

      Löschen
  5. Comprei esse livro há meses e ainda não o li... como tantos outros. Ando atrasada no tempo, sei lá.

    Beijinhos de Abril.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Li este livro, assim como a obra completa de Johann Wolfgang von Goethe, quando andava na faculdade. Claro que o livro que tenho não é o da imagem.

      Beijinhos de amizade 💓 querida Graça!

      Löschen
  6. Boa tarde, a liberdade serve para tomarmos as opções que acharmos melhor, uns festejam assim, outros assados, outros não festejam , outros não sabem nada sobre o 25 de Abril nem o que representa, outros ocupam cargos no parlamento por causa do dia da revolução e são contra, existe de tudo.
    ATT: " cerveja estava fresquinha?"
    AG

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora eu não quisesse festejar o 25 de Abril de 1974 com portugueses num Centro Português, aqui na Alemanha, não quer dizer que eu não saiba o significado político e histórico desse dia.

      "Alt" é a cerveja que se bebe em DÜSSELDORF. É magnífica!!!

      Löschen
  7. não li essa obra de goethe. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes