CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE FERNANDO NAMORA


Com vinte e quatro anos medrosos e um diploma de médico, tinha começado a minha vida em Monsanto. Ali, a província bravia despede-se da campina, ergue-se nos degraus das fragas para olhar com altivez as serras de Espanha, enquanto o friso de planaltos que corre as linhas da fronteira espreita as surtidas do contrabando e a fuga dos rios.
Aquele povo soturno, endurecido a subir e descer abismos, frutificando uma terra alheia, pressentiu o perigo da minha inexperiência. Os camponeses vinham ao consultório fechados em meias palavras, avaliando dos meus dotes de mágico, e nas suas faces obstinadas havia apenas desconfiança e desafio. Algumas vezes, a morte estava ali entre mim eles, troçando da minha humildade apavorada, e nem assim me davam um estímulo: duros, invioláveis, lá lhes parecia que um bom médico não precisa de arrimos.

Fernando Namora in RETALHOS DA VIDA DE UM MÉDICO | HISTÓRIA DE UM PARTO

Kommentare

  1. Comecei o dia a ouvir uma homenagem ao escritor.
    Que nasceu bem ao lado do local onde eu nasci.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Fernando Namora nasceu em Condeixa-a-Nova.
      Pedro Coimbra nasceu em Amarante.
      Ambos estudaram em Coimbra.

      Löschen
  2. O comentário desapareceu. Dizia eu que tinha 20 e tal anos quando li este livro. Creio que me tinha sido oferecido por um amigo. Já não o tenho. Talvez se tivesse perdido, ou foi emprestado e nunca o devolveram.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Comecei a ler a obra de Fernando Namora era ainda mais nova do que tu, Catarina. Os livros estavam na biblioteca dos meus pais. Entretanto, estão AQUI na minha estante.

      Löschen
  3. Estou à procura no Google porque o livro me deixou mesmo com uma data de questões e ainda não consegui encontrar nada sobre o livro e sobre o autor, além do que entretanto acrescentei.
    De Fernando Namora também tenho em casa livros antigos mas ainda não os li, excepto algumas páginas por causa da série Retalhos da Vida de um Médico

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Já sabe mais alguma coisa sobre o Hermann Braun? Até agora, só encontrei o actor alemão. Vou continuar a investigar.

      Ver uma série televisiva não é a mesma coisa que ler o livro.

      Löschen
  4. Li vários romances de Fernando Namora e estive na aldeia de Monsanto onde tinha casa e começou a exercer, que lhe inspirou os "Retalhos da vida de um médico".
    Estou por demais contristada pelo incêndio que devora Notre Dame.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O excerto aqui publicado é o começo do romance "Retalhos da Vida de Um Médico".

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes