Graças a Deus | François Ozon


Grâce à Dieu estreou na sexta-feira (08/02) no Festival Internacional de Cinema de Berlim, apenas algumas semanas antes da divulgação de uma importante decisão jurídica relacionada ao célebre caso do padre Bernard Preynat, acusado em 2016 de abusar sexualmente de 80 jovens entre 1986 e 1991 na cidade de Lyon. Bernard Preynat abriu ação para tentar impedir o lançamento do filme na França, marcado para fevereiro. Antes da estreia mundial de Grâce à Dieu, o realizador afirmou que sua narrativa se mantém fiel aos fatos e não poderia ter impacto sobre o julgamento. "Tudo de que falo no filme já apareceu na imprensa francesa". 
 François Ozon usa no filme apenas os primeiros nomes das vítimas. Mas dá os nomes inteiros dos integrantes da Igreja Católica acusados. Além de Preynat e Régine Maire, cita o cardeal Philippe Barbarin, arcebispo de Lyon, que está sendo julgado desde janeiro na cidade também pelo acobertamento dos casos de pedofilia.

Kommentare

  1. Mesmo não revelando factos inéditos, creio que a participação de "Graças a Deus"no FICB, vai cair como uma bomba nos meios eclesiásticos. Embora se diga que não influenciará o julgamento. Apenas e só, a minha modesta opinião. Aliás, se for para contribuir para a punição severa desses pulhas, tanto melhor. No caso do arcebispo, «tão ladrão é o que vai à horta como o que fica à porta»!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A bomba não é mais um filme sobre os crimes sexuais dos eclesiásticos; a bomba é a própria igreja católica, corrupta e podre até à medula.

      O Papa Francisco encobriu um amigo durante anos na Argentina!!!

      Löschen
  2. Passou-me ao lado este caso!
    Mas ainda não foi o julgamento?!
    Já tiveste algum eco de " A Portuguesa", de Rita Azevedo Gomes, uma discípula de Manuel de Oliveira, baseado num conto de Robert Musil e adaptado por Agustina Bessa-Luís?

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não acredito que haja julgamento.
      O poder da igreja católica é absoluto!!!

      Já vi o vídeo de "A Portuguesa", mas como filme da Rita Azevedo Gomes não faz parte da competição principal não o mencionei.

      Löschen
  3. Seja quem for, um abusador de crianças, tem de ser castigado. Mesmo se vem de onde não se espera. A própria igreja devia estar interessada nessa limpeza.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Se a igreja católica estivesse interessada nessa limpeza, já o tinha feito. Há anos que tem conhecimento dos abusos sexuais dos eclesiásticos pedófilos. O próprio Papa Francisco enconbriu o seu amigo.

      Löschen
  4. O impacto desta produção, acredito, terá repercussões gigantescas! E se ajudar a chegar à verdade, ainda melhor

    Bom fim de semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. É mais um filme sobre um tema terrível, que não terá quaisquer repercussões. Há anos que conhecemos a verdade e a igreja católica mantém silêncio.

      Löschen
  5. 1) Grâce a Dieu (Graças a Deus, em português), porque num discurso para a imprensa o chefe da Igreja Católica disse "graças a Deus, os crimes prescreveram".

    2) Grâce a Dieu começa quando Alexandre, pai de família com 40 anos, decide ser o primeiro a denunciar publicamente o abuso a que foi sujeito pelo padre que nunca foi destituído.

    3) O filme de Ozon já fez com que a justiça francesa mudasse a lei de prescrição dos crimes sexuais contra crianças de 20 para 30 anos.

    4) O filme coloca em causa toda a credibilidade da Igreja Católica em França, em especial o cardinal da diocese de Lyon.

    Obrigado pela partilha

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Foi o cardinal da diocese de Lyon que disse numa entrevista, que a TV alemã mostrou, que graças a Deus, os crimes prescreveram. Mais tarde pediu desculpa.

      A justiça francesa ainda NÃO mudou a lei de prescrição dos crimes sexuais contra crianças de 20 para 30 anos.

      A igreja católica não tem o mínimo de credibilidade no mundo inteiro. O filme foca um caso recente, mas os crimes sexuais contra crianças e adolescentes acontecem há muitos anos.

      Löschen
  6. Bom dia alegria. aprecio muito esse seu gosto pela arte, cinema, exposições. Admiro-a bastante...Por vezes até me é difícil comentá-la :))

    Hoje:- Os nossos corações arrebatam-se num desejo {POETIZANDO...}

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O tema não é o meu interesse pelo cinema, Larrissa. É sim, a minha agonia por uma igreja à qual pertenço.

      Uma consumidora de cultura como eu, não é para admirar, é sim, para lamentar.

      Sê minha amiga e comenta apenas com um *bom dia, alegria* 🐦

      Löschen
  7. Duvido que por aqui passe.
    Mas vou ficar atento.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um filme extremamente actual sobre o caso de um padre em Lyon. O silêncio da igreja à volta do caso é de um revoltante cinismo. A igreja católica e o Papa não podem continuar a proteger esse ninho de perversidade.

      Ótima semana 🐦

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!