"Não se nasce mulher, torna-se mulher"

Kommentare

  1. Pertences a algum Movimento Feminista, Teresa?
    Nunca compreendi muito bem o sentido dessa frase.

    Queres explicar-me o teu ponto de vista?

    Vou dormir.
    Abraço.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A célebre afirmação:

      “Não se nasce mulher, toma-se mulher“.

      Simone de Beauvoir mostra o absurdo da afirmação de que as mulheres nascem “femininas” e devem ajustar-se ao que esse conceito supõe.

      Já em Portugal lutava pela emancipação e pelos direitos da MULHER. Sou por um feminismo de hoje, menos radical do que o feminismo de ontem.

      Agora também eu vou dormir.

      Aceitas uma beijoca de uma feminista, Janita?

      Löschen
  2. Explique isso à ministra brasileira

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O Pedro tocou exactamente na ferida.
      Embora a Simone de Beauvoir tenha nascido no dia 9 de Janeiro 1908, não tencionava publicar nada sobre essa efeméridade. No entanto, o depoimento absurdo da ministra brasileira não me sai do pensamento, daí chamar à memória a frase que a filósofa francesa escreve na sua obra mais polémica O SEGUNDO SEXO.

      Löschen
  3. Descobri Simone de Beauvoir na faculdade e passei a ser sua admiradora!
    As mulheres como os homens são seres em construção só que no caso das mulheres está a demorar o seu tempo porque o contexto onde nascem nem sempre é facilitador dessa emancipação!

    Abraço feminista também

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Entre os 15 e 17 anos, lia tudo o que apanhava dela. "O Segundo Sexo" era a minha bíblia, e ainda hoje, não me deixa indiferente. É óbvio, que com a minha origem e educação burguesa, não poderia deixar de me identificar com as "Memórias de uma menina bem-comportada

      Aceito o teu abraço feminista com grande prazer.

      Löschen
  4. e a célebre afirmação de Simone cai como uma luva, nesse momento, nas mãos da - ignorante - tal ministra daqui do Brasil, e de tantos outros, ainda que ela e esses tantos outros agem conforme o limite de suas ideias. É como costumo dizer: se houver outras vidas, como costumam dizer esses que falam em nome de deus há todo momento, há gente que precisaria nascer e viver mais umas dez vezes, no mínimo, para expandir um pouco a mente, e talvez ainda assim não aprenderiam o que uns, felizmente, aprendem em uma vida só, essa que temos, que vivemos aqui e agora. Saudações!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O teu comentário exprime exactamente o que eu penso, Ulisses, portanto é desnecessário acrescentar seja o que for, a não ser que fiquei muitíssimo feliz por tu compreenderes a intenção desta publicação.

      Abraço de Düsseldorf 😘 desejando que continues com a tua mente aberta e solidária.

      Löschen
  5. Tal e qual!

    r: Fico muito contente por ler isso :)
    A citação não é da minha autoria. Aliás, as frases introdutórias são sempre de outros autores, por isso é que as destaco entre aspas

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ora mulheres como Simone de Beauvoir souberam ir ao fundo de si mesmas e isso é transgressão.

      Sempre pensei que as citações não fossem da tua autoria, porque de algumas até sei quem é a autora | o autor. A última citação é tão ao meu gosto, que eu gostava de saber quem é a autora.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!