Encontro do Círculo Literário em Duisburg

     
“O percurso a pé para o cemitério, a três quarteirões de distância, foi em grande parte memorável pelo facto de, aparentemente, não ter acontecido. Num momento estávamos paralisados pela infinita vulnerabilidade do adágio de Mahler, por aquela simplicidade que não é artifício, que não é uma estratégia, que quase parece desenrolar-se com o ritmo acumulado da vida e com toda a relutância da vida em terminar… num momento estávamos paralisados por aquela rara justaposição de grandiosidade e intimidade que começa na serena, cantante e contida intensidade das cordas e depois sobe, em vagas, pelo pesado falso final que conduz ao verdadeiro, ao prolongado, ao magnífico final… num momento estávamos paralisados pelo crescendo, pela subida, pela culminância e pela acalmia de uma orgia elegíaca que se espraia, espraia, a um ritmo determinado que nunca muda, recuando para logo voltar como uma dor ou um anseio que não desaparecem… num momento estávamos, levados pela insistência crescente de Mahler…” excerto de "A Mancha Humana"

  No encontro do Círculo Literário, em Duisburg, falamos sobre o romance "A Mancha Humana" de Philip Roth, mencionado entre os favoritos ao Nobel da Literatura e, considerado um dos maiores escritores norte-americanos da segunda metade do século XX.

 Para o próximo encontro do Círculo Literário, em Hösel, a 25 de Janeiro de 2019, escolhemos A Júdia de Toledo (Die Jüdin von Toledo)​,  uma novela histórica de 1955 do escritor alemão Lion Feuchtwanger.

Kommentare

  1. Nunca li "A Mancha Humana", mas fiquei bastante curiosa!

    r: Muito obrigada *-*

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. "A Mancha Humana" é uma obra prima.
      O melhor romance que se escreveu na América nas últimas décadas.

      Löschen
  2. Gostei do livro. Mas prefiro-lhe "A conspiração contra a América". Li apenas quatro livros deste autor.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. "Engano" foi o primeiro romance que li do autor americano, publicado em 1990 nos EUA. É um diálogo com a sua amante sobre assuntos que vão desde o adultério à questão judaica.

      E agora "A Mancha Humana" para o encontro do Círculo Literário.

      Löschen
    2. Também li "engano". Não achei espectacular.

      Löschen
    3. O campo de batalha da intimidade é o cenário de ENGANO. Claro que é uma intimidade fictícia. Uma escrita literária espantosa.

      Löschen
  3. Antworten
    1. Ficar curioso não ajuda mesmo nada, Gil, ler a obra de Philip Roth é que vale a pena, embora eu só tenha lido dois romances deste poderoso autor americano.

      BeijO ______ de boa noite 🌃

      Löschen
  4. O eterno preconceito norte-americano, sobretudo no século XX, em relação aos negros e, até, aqueles que o não sendo, têm sangue 'negro' a correr-lhes nas veias.

    Nunca fiz parte de um grupo pertencente a um Círculo de Leitura, como tu e a nossa querida Teté, deve ser muitíssimo interessante essa leitura partilhada.

    Beijinhos, Teresa, bom Domingo.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Coleman Silk viveu, escondendo de todos, mesmo da mulher e dos filhos, esse segredo terrível | a parte fulminante da história.

      Sempre tive vontade de fundar um Círculo Literário, mas foi a nossa querida amiga Teté que me deu o empurrão. Festejamos o 10° aniversário no próximo 15 de Maio.

      Beijos noturnos com os votos de um maravilhoso fim-de-semana 🌷

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!