Philip Roth, ícone da literatura, morre aos 85 anos


Natural de Newark, Nova Jérsia, Philip Roth, mencionado entre os favoritos ao Nobel da Literatura, é considerado um dos maiores escritores norte-americanos da segunda metade do século XX. 
Feministas, judeus e uma das ex-mulheres atacaram-no em público, por vezes pessoalmente. As mulheres, nos seus romances, eram amiúde pouco mais do que objetos de desejo e raiva, tendo mesmo sido acusado de misoginia. 
Em “O Teatro de Sabbath”, Philip Roth imaginou a inscrição na sua lápide: 
“Sodomista, Abusador de Mulheres, Destruidor de Caracteres”.

• • •

Em Abril de 2014, li Engano na tradução portuguesa de Francisco Agarez.
Ação do livro é feita de diálogos — conversas entre os amantes antes e depois de fazerem amor: 200 páginas acutilantes, espirituosas e perturbadoras. 
Neste momento, preparo-me para me sentar no meu terraço com a novela Everyman na tradução alemã de Werner Schmitz. Philip Roth tirou o título de uma peça inglesa do século XV. Trata-se de uma alegoria cristã sobre a morte.

Kommentare

  1. Anonym5/23/2018

    Aí como aqui e um pouco por todo o lado se vão perdendo valores incontornáveis, Teresa.
    Que descanse em paz, Philip Roth.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Philip Roth morreu de insuficiência cardíaca esta terça-feira, aos 85 anos. O seu desaparecimento encerra assim uma carreira na literatura norte-americana, mas a sua obra literária continua à nossa disposição.

      Um descanso em paz no céu judaico, é difícil.

      Löschen
  2. Acho-o muito duro. A sua visão do mundo desencanta situações passíveis de serem como descreve - e descreve muito bem o ser humano. Gostei de A mancha humana e A pastoral americana. O complexo de Portnoy não me seduziu da mesma forma. Tenho de o reler para compreender porquê. Mas não agora.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A trilogia política, que incluiu “Pastoral Americana”, “Casei com um Comunista” e “A Marca Humana” continua a manter relevância junto do grande público.
      “O Complexo de Portnoy” foi condenado por sumidades judaicas nos EUA, devido às cruas descrições sexuais e à maneira de abordar a vivência judaica em Newark, cidade do estado de Nova Jérsia.

      Löschen
  3. Gostei muito de ler esta OPINIÃO do crítico literário Pedro Mexia.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Pedro Mexia aponta os seis romances incontornáveis de Philip Roth. E explica porquê.

      Embora os porquês NÃO nos expliquem nada de novo, gostei muito de ler a OPINIÃO do crítico literário Pedro Mexia — o intelectual do programa Governo Sombra.

      Beijo da Te.

      Löschen
  4. Gostei muito dos livros que li dele, muitas vezes andava com o livro "meio aberto" quando sentada no banco do comboio as páginas cruas ficavam à mercê de quem se colocava ao meu lado :)))
    Estou super curiosa para ler o Engano, vou procurá-lo amanhã!
    Bjs Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Se o polémico romancista soubesse que tu, papoila, andavas com o seu livro "meio aberto" quando sentada no banco do comboio e as páginas cruas ficavam à mercê de quem se colocava ao teu lado, tinha sorrido e adorado.

      Engano, o único dos seus romances que li na traducão portuguesa, é elegante e inteligente. Entre as cenas habituais de sexo, adorei as referências literárias.

      Löschen
  5. "Um descanso em paz no céu judaico, é difícil."
    Que imensa verdade

    (Ao lê-lo, sempre senti
    que falava de tudo, menos de mim)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O autor de origem judaica polaco-ucraniana, fez um retrato da América e um autorretrato pulsional e sórdido, sem ânsias de ser amado. Ele abordou, além do sexo, o desejo, a velhice e a morte, temas que dizem respeito a todo ser humano.

      Löschen
  6. Confesso que não conheço a sua obra. Mas tê-la à nossa disposição será sempre uma forma de perpetuar a sua memória e o seu caminho

    r: Lamento ler isso :(
    Nem consigo imaginar o sufoco de um momento assim.
    Muito, muito obrigada!

    Beijinhos*

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Eterno favorito ao Prémio Nobel da Literatura, contemporâneo de Don DeLillo, Saul Bellow e Norman Mailer, foi crítico e observador virtuoso da sociedade norte-americana.

      A morte do companheiro, desestabiliza, dói, perturba, dilacera.

      Beijo de Düsseldorf.

      Löschen
  7. Esta semana tem sido uma razia!! :(

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A idade não perdoa, Pedro.

      Em 2012, aos 78 anos, Philip Roth anunciou a decisão de deixar de escrever.

      Löschen
  8. r: O "Emma" nunca li, mas tenho que tratar disso :)

    Muito obrigada!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. É um alegre e amoroso romance, mas não é o melhor de Jane Austen. Emma é uma heroína difícil de gostar, segundo a própria autora. Com a mania de que sabe o que é melhor para todos, mete-se na vida dos outros e causa danos no coraçãozinho de Harriet Smith.
      A minha preferência por este romance, é que Ema era o nome da minha mãe, que adorava a obra de Jane Austen, principalmente As Fantasias de Ema.

      Löschen
  9. Não sabia. Não tenho prestado atenção às notícias na tv nem nenhuma notícia me apareceu na net.
    Que me lembre apenas li “The Ghost Writer” e “The Human Stain”

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Duas obras a ler do escritor americano.
      Embora "The Human Stain" seja muitíssimo louvado pela crítica, é o jogo da autobiografia em "The Ghost Writer", que desperta mais a minha curiosidade.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Reunião em casa da avó de Mariana Mortágua

A pera por Jane Kenyon