A Ópera Semper na Florença do Elba

Dresden é, para mim, uma das mais belas cidades europeias. 
É quase obrigatório, para quem visita esta pérola do Elba, assistir a um espectáculo na Semperoper, que eu considero uma das mais belas casas de ópera na Europa e também com a melhor acústica.
A Ópera Semper (em alemão Sächsische Staatsoper Dresden) foi construída em 1841 pelo arquitecto Gottfried Semper. É a casa da companhia Ópera Estatal de Dresden e sala de concertos da Orquestra Estatal de Dresden.
A primeira versão da Ópera Semper, pegou fogo em 1869. O arquitecto Gottfried Semper, autor do projecto, foi encarregado de reconstruir o edifício, mas como não podia voltar à cidade, por ser procurado pela polícia, acusado de participar nas revoluções de 1848. Ele projectou a nova construção no exílio, em Viena, e o seu filho Manfred liderou as obras em Dresden, seguindo as instruções do pai.
O bombardeio de Dresden, em Fevereiro de 1945, destruiu palco e auditório. O resto do edifício foi consumido por um incêndio. Nos anos do pós-guerra, a fachada foi refeita, e a reconstrução do interior começou em 1977. Exactamente 40 anos depois de sua destruição, a ópera foi reaberta em 13 de Fevereiro de 1985.

Kommentare

  1. Não conheço Dresden, mas pelas muitas fotos que vi pareceu-me uma cidade linda e cheia de história. Uma cidade onde se gosta de habitar. Tive grande pena por não poder visitá-la. Da ópera- modalidade musical que, salvaguardando raras e curtas peças, não aprecio e me dá dor de cabeça -, nada sabia.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A Ópera Semper é uma das várias atrações turísticas reconstruídas do centro antigo de Dresden. Para os habitantes de Dresden, ela é mais do que uma mera casa de ópera. Graças à sua restauração, o edifício devolveu à cidade um pedaço da sua antiga silhueta, assim como da sua identidade, tornando-se um sinal de reconciliação com o passado.

      Löschen
  2. Bem gostaria de conhecer... Mas gostei de saber. Obrigada, ematejoca!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A ópera Semper é um destaque do centro histórico de Dresden.
      Conheço várias casas de ópera europeias, mas não conheço o Teatro Nacional de São Carlos.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!