Balada de Neve


Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.

É talvez a ventania:
mas há pouco, há poucochinho,
nem uma agulha bulia
na quieta melancolia
dos pinheiros do caminho...

Quem bate, assim, levemente,
com tão estranha leveza,
que mal se ouve, mal se sente?
Não é chuva, nem é gente
Nem é vento com certeza.

Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria...
Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!

Olho-a através da vidraça.
Pôs tudo da cor do linho.
Passa gente e, quando passa,
os passos imprime e traça
na brancura do caminho...

Fico olhando esses sinais
da pobre gente que avança,
e noto, por estre os mais,
os traços miniaturais
duns pezitos de criança...

E descalcinhos, doridos...
a neve deixa inda vê-los,
primeiro, bem definidos,
depois, em sulcos compridos,
porque não podia erguê-los!...

Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...

E uma infinita tristeza,
uma funda turbação
entra em mim, fica em mim presa.
Cai neve na Natureza
e cai no meu coração.

Augusto Gil (1873 - 1929), in Luar de Janeiro

Kommentare

  1. Desde criança que decorei essa Balada e nunca a esqueci!
    Até a ensinei ao neto, quando ele era pequeno.
    Ontem, o meu filho telefonou e disse que em Bussum, nevou pela primeira vez este ano. Não aprecio nada a neve...quando derrete é um verdadeiro lamaçal.
    É bonito vê-la cair, branca e leve, como escreveu o Poeta, mas na prática não é nada poética...

    Um beijo e feliz Domingo, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Esta manhã, ao abrir a janela do meu quarto, deparei com um um cenário deslumbrante que em Düsseldorf raramente vemos.
      Um sonho de Inverno ainda no Outono.
      Concordo plenamente que na prática a neve já não é nada poética, principalmente quando já há várias vítimas.

      Também te desejo um óptimo 2° Domingo de Advento, querida amiga.

      Löschen
  2. Batem leve, levemente,
    como quem chama por mim.
    Será chuva? Será gente?
    Gente não é, certamente
    e a chuva não bate assim.

    Fui ver, era o Pai de Natal
    Que me disse, muito zangado
    Tua chaminé está muito mal
    E vê se arranjas o telhado

    Rogerito

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ouve o conselho do Pai Natal, mas tem cuidado, senão ainda passas o Natal no hospital, querido Rogerito 🎄

      Löschen
  3. Também decorei esta balada:). Jugo que todas as crianças a achavam linda. Depois de crescida perdeu o brilho infantil. Gosto de neve. Mas concordo, quando começa a derreter perde a graça.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma balada que ainda hoje sei de cor. É linda.
      Mesmo sem derreter, a neve perde a graça, devido às vítimas que já causou.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!