O alemão feio?


"É melhor não governar do que governar de forma errada"
declarou Christian Lindner, o liberal que transformou o futuro político da Alemanha numa incógnita. Os Liberais abandonam a mesa de negociações para a formação de novo governo na Alemanha, dizendo haver diferenças irreconciliáveis entre as quatro partes negociantes, e complicam a situação da chanceler federal Angela Merkel. 
É uma situação que nunca ocorreu na história da Alemanha.

Kommentare

  1. Assim, é uma situação que nunca ocorreu na história da Europa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Na Dinamarca, esse tipo de governo de minoria já é quase rotina.
      A vizinha Holanda acaba de dar um exemplo tranquilizador para os alemães. Depois de passar sete meses sem governo eleito, desde as eleições de Março, poucas semanas atrás ela constituiu a sua nova liberança política. E nem por isso o país se precipitou no caos. A Alemanha, por outro lado, não tem experiência com esse modelo.

      Löschen
  2. Há gente que para fazer parte da história, pensa com os pés.
    Bom domingo, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O jovem e carismático Christian Lindner não pensa com os pés.
      É sim, um político que assumiu uma posição corajosa e mostrou que tem uma coluna vertebral intacta. Enquanto que os Verdes manifestaram tão pouca consistência nesta matéria: lamberam as botas do partido irmão da CDU, o CSU.

      Löschen
  3. Uma grande incógnita pela frente ! ... :((
    Por aqui, ainda se "inventou" uma geringonça ! Menos mal . (?) ... mas o grande problema de base é que se tornou muito mais importante para os partidos a sua sobrevivência como partidos (fechados que o são) do que o interesse Nacional ! ... e então, quando na oposição , há que minar de todas as maneiras o trabalho de quem está a governar , mas isto, note-se , agora e antes deste governo ! ... Já então era assim e agora o feitiço virou-se contra o feiticeiro !

    Estou completamente desiludido da política e dos políticos, Teresa ! :(( ... é a política do "eu ou ninguém" ! :((

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Agora temos mais partidos no Parlamento, e nesse caso fica cada vez mais difícil encontrar coligações estáveis. Está perfeitamente claro, é preciso que a Alemanha se prepare para isso. Mas é também uma chance para a democracia, e não vai enfraquecer o Parlamento.

      Em circunstâncias normais, a chanceler federal é a política mais poderosa e a verdadeira líder na Alemanha, mas o presidente é o chefe de Estado. Embora seja em grande parte simbólica, a presidência tem a responsabilidade de garantir a funcionalidade da democracia alemã. Isso faz com que o papel do presidente Frank-Walter Steinmeier seja crucial para resolver o impasse que bloqueia atualmente a formação do próximo governo em Berlim.

      Löschen
  4. Um pouco por todo lado há uma grande incerteza no futuro...
    bjs

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Desde que o novo parlamento foi eleito, o governo federal funciona apenas interinamente. Mas a Lei Fundamental alemã reza: a rigor ele tem exactamente os mesmos direitos e deveres que um governo eleito. E não há prazo para um governo: ele permanece em vigor até ser eleito um novo. A Alemanha, portanto, não está desgovernada. E alguns alemães até veem uma chance na actual constelação, à primeira vista, caótica.

      Löschen
  5. O cenários de eleições antecipadas, novidade no pós II Guerra Mundial, é cada mais uma forte possibilidade.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Em Berlim muito se discute actualmente sobre um possível governo minoritário, em que a CDU de Angela Merkel, mais a CSU e ou o Partido Verde ou o FDP, ficariam sempre dependendo dos votos da oposição, de caso para caso.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!