A Lenda da Castanha


Conta-se que na tribo dos Tefés havia uma índia, que se destacava entre as demais, pela beleza e bravura, pois era uma grande guerreira, simbolizava sorte e fartura para a tribo, por isso deram-lhe o nome de Caboré.
Um dia Caboré saiu para caçar e deveria voltar ao cair da tarde, mas não voltou nem com o aparecimento da lua e das estrelas. Ao amanhecer saíram todos à sua procura, não a encontrando. 
A tribo entristeceu. Apiá, filho do pajé, por amar Caboré foi procurá-la.
Cansado, o guerreiro sentou-se às margens de um igarapé e, pediu a tupã que lhe dissesse onde estava a sua amada. Nesse instante, ouviu uma voz: 
— Olha a água e verás onde está tua amada. 
Olhou e viu refletida nas águas o corpo sem vida de Caboré que tinha sido morta pelos espíritos do mal quando invadiu a terra dos Juruparis. Mas, Tupã ao ver a tristeza de Apiá e do povo da sua aldeia transformou-a numa árvore imponente e forte, que traz a vida e alimenta com o seu delicioso fruto — uma das mais belas árvores, a imensa Castanheira. 

🌰🌰🌰

Hoje, a castanha está intimamente ligada às comemorações de São Martinho e ao Magusto, sendo consumida durante o Outono, normalmente assada ou cozida. Apesar de a planta se encontrar em declínio, devido à concorrência de outras espécies florestais, à doença da tinta e ao abandono dos campos, o seu fruto ainda é uma exportação agrícola portuguesa importante (aproximadamente 4% da produção mundial).

Kommentare

  1. E o Amor continua ligado às Lendas de todo o mundo! :)

    Não podia nunca supor que havia uma lenda ligada aos castanheiros... muito menos envolvendo índios.

    Mais uma história para juntar a esta bela iniciativa que a Catarina começou e a Papoila impulsionou.
    Um grande obrigada da minha parte.

    Beijinhos em tons castanhos
    (^^)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não queria participar com esta lenda, mas sim, com uma lenda alemã.
      INFELIZMENTE, não tenho tempo para fazer a tradução. Fica para a
      outra vez, quando o meu quotidiano não seja tão agitado.
      Beijinhos outonais 🌰🌰🌰

      Löschen
  2. Que bela história, uma grande surpresa para mim.
    Obrigada, Teresa gostei muito.
    bjs

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Participo com esta bela história, embora a minha preferência fosse uma lenda alemã.

      Beijinhos outonais 🌰🌰🌰

      Löschen
  3. Muito bonita a lenda. E nem me parece difícil de crer. Mesmo sem deuses e índios, sem enamorados, é verdade que a morte é transformação e os mortos alimentam a terra. E talvez o melhor do espírito ou alma de cada um seja imortal e migre para outro corpo, continue a viver noutra pessoa. Quem sabe...
    O post lembrou-me os castanheiros de Serralves que em seu tempo, abrem os ouriços e soltam castanhas pelo chão. Para o norte de Portugal é imagem corriqueira, para o sul é novidade.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Logo que chegue à cidade invicta, bea, vou visitar a Fundação Serralves,
      para admirar uma vez mais, os seus frondosos e belos castanheiros.

      Löschen
  4. Sem dúvida que o "Amor" é lendário e omnipresente ! ...
    Não há lenda que não fale de amor e em que ele seja o elemento fundamental !
    Mais uma prova e a "corrente" não pára ! rsrs ...
    O meu elo já está pronto e sairá amanhã ! :)

    Curiosamente este da Teresa é de "Indios", o que é para mim, uma novidade !
    Habitualmente são os mouros os mais contados ! :)

    Beijos com sinais de fumo, amiga ! :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. No meio da tralha que o meu filho me trouxe do Porto, encontrei
      um livreco com fábulas e lendas, no entanto, tenho pena de não
      participar com uma lenda alemã. Uma tradução leva o seu tempo,
      tempo que neste momento não tenho.

      Beijinhos outonais 🌰🌰🌰

      Löschen
  5. Imaginasse eu que haveria uma Lenda ligada ao castanheiro e ao seu fruto outonal, jamais a associaria a um povo tribal. Mas é uma bonita Lenda. De facto a castanha é sinónimo de alimento bastante substancial, que sacia a fome de qualquer indígena.
    Uma braço, amiga de longe e de perto.
    O raio do comentário não há maneira de ficar? Bolas. Estou farta de andar para trás e para a frente...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A simbiose entre uma mulher positiva e forte e uma árvore densa e
      muitíssimo útil, fascinou-me.
      Beijinhos outonais 🌰🌰🌰

      Löschen
  6. Está a chegar o tempo das castanhas... Gosto tanto! E esta lenda é para lá de bonita. :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Logo que chegue ao Porto vou-me consolar de comer castanhas assadas
      como no tempo da minha adolescência.

      Beijinhos outonais 🌰🌰🌰, Luísa

      Löschen
  7. Os castanheiros com uma lenda! Quem diria!
    Agora mediante os nomes e alguns vocábulos da lenda, para mim desconhecidos, vou procurar a sua origem.
    Vou agora procurar o blogue da/o noname
    Danke, ematejoca!!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um desafio fantástico, Catarina, só tenho pena de não ter participado
      com uma lenda alemã.

      A lenda original tem ainda um vocabulário mais exótico, que eu simplifiquei
      com palavras portuguesas.

      Beijinhos outonais 🌰🌰🌰

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Reunião em casa da avó de Mariana Mortágua

A pera por Jane Kenyon