Robert Schumann


O compositor romântico alemão, Robert Alexander Schumann, nasceu 
a 8 de Junho de 1810, em Zwickau, na Saxónia.
A vida de Robert Schumann, um dos músicos mais famosos na primeira metade do século XIX, foi uma constante inquietação interior. O seu pai faleceu em 1826, quando Robert tinha apenas 16 anos. Ele nunca conseguiu superar o enorme sofrimento, que lhe causou a sua perda. 
 Originalmente destinado à carreira jurídica, Robert Schumann deixou a sua cidade natal para estudar Direito em Leipzig. Porém lá a vida tomou um rumo imprevisto: ele começou a estudar composição e fundou, juntamente com o professor de piano Friedrich Wieck, a revista Neue Zeitschrift für Musik. Em 1840 casou com Clara Wieck, filha do professor, uma excelente pianista. 
Zwickau, Leipzig, Dresden e Düsseldorf são estações da vida do compositor. 
O entusiasmo inicial dos Schumann pela Renânia logo se desfez. Robert não se adaptou às pressões do cargo, os sintomas de depressão e alucinações se tornaram cada vez mais graves. 
Em 27 de Fevereiro de 1854, atirou-se ao Rio Reno, foi então, internado num hospital psiquiátrico em Endenich, Bonn, onde passou os seus dois últimos anos. Clara nunca o visitou.
Apesar de tudo, um terço de sua obra foi composta durante os quatro anos vividos em Düsseldorf, inclusive os concertos para violino e para violoncelo, a Missa Sacra op 147 e o Réquiem.

Kommentare

  1. Uma vida trágica de um génio.
    Aconteceu com tantos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Sífilis, que Robert Schumann apanhou aos 21 anos, foi uma das causas
      da sua loucura e da surdez de Ludwig van Beethoven.

      Curiosidade: Ludwig van Beethoven nasceu em Bonn;
      Robert Schumann morreu em Bonn.

      Löschen
  2. Não se entende no texto qual o cargo que Schumann desempenhou e ajudou a destrambelhar a mente do compositor; mas deve ter sido uma vida atribulada para ele e Clara Schumann. Gente depressiva não dá bom viver. E, à época, não haveria grande solução para a doença. Mas a música que ambos compuseram é eterna. E suponho que o amor que vieram também deu que falar pelas contrariedades de que se rodeou.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Robert Schumann foi director musical na cidade de Düsseldorf em 1850.
      Foi forçado a renunciar o cargo em 1854, devido ao seu estado avançado
      de doença mental. Na verdade, o longo transtorno mental, com as suas primeiras manifestações em 1833 não tem nada a ver com as funções que exerceu na cidade onde eu vivo.

      Claro que a paixão dos jovens não agradou ao ambicioso pai de Clara. Com todos os meios à sua disposição, ele tentou impedir essa ligação. Os dois conseguiram, porém, vencê-lo após longa batalha judicial, casando-se em 1840, quando Clara completou 21 anos. Entretanto o tempo encarregou-se de matar esse amor.
      Clara nunca visitou Robert no asilo para doentes mentais em Endenich, Bonn.
      Ele morreu em 29 de julho de 1856 sem ter se recuperado da sua doença mental.

      Löschen
  3. Como gosto de saber da vidas destes grandes homens! Obrigada, ematejoca!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Robert Schumann, o artista romântico por excelência, e as suas muitas vidas:
      não só compositor genial como pianista (fracassado), poeta e jornalista musical.
      E também um homem melancólico, atormentado por ideias suicidas e pelo que hoje se denomina distúrbio bipolar. Uma sífiles contraída aos 21 anos também afectava o seu estado de espírito.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes