Oratória "A CRIAÇÃO" de Joseph Haydn


A CRIAÇÃO (Die Schöpfung), oratória dividida em três partes, escrita em 1797 pelo compositor austríaco Franz Joseph Haydn, é a mais importante oratória de todo o Classicismo — o momento da transição entre a representação do caos e a criação da luz é dos exemplos de retórica mais extraordinários de toda a História da Música. Libreto: Gottfried van Swieten, com versões em alemão e inglês, segundo o livro do Génisis e o poema "O Paraíso Perdido", de John Milton. 
 Foi apresentada pela primeira vez numa sessão privada em Viena no Palácio de Schwarzenberg, a 29 de Abril de 1798, tendo chegado ao grande publico aproximadamente um ano depois, no dia 19 de Março de 1799, no Burgtheater de Viena, com Haydn na direcção e António Salieri no cravo.
🎵🎵🎵
Assisti à apresentação da oratória de Joseph Haydn dirigida por um especialista da música coral sinfónica, o alemão Dirk Ströter, contando com os cantores Cornelie Isenbürger (Soprano), Dominik Wortig (Tenor), Matthias Horn (Bass), a Orquestra Sinfónica e o Coro da Kreuzkirche.

Kommentare

  1. Uma óptima forma de findar a semana.
    Boa semana!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Sem dúvida, Pedro, uma óptima forma de findar a semana.
      A sopranista Cornelie Isenbürger é dona de uma voz maravilhosa.

      Löschen
  2. Não assisti a essa peça musical, mas obrigada pela informação. Pode ser que ainda assista. Na próxima época, tenho de relançar os meus tempos de música clássica.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Foi um espetáculo fabuloso, bea.
      Desde muito cedo que prefiro ouvir a música clássica.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

Guardador dos restos do Templo de Poseidon