O Estrangeiro

 

“Num universo repentinamente privado de ilusões ou de luzes, o homem se sente um estrangeiro

No 59º encontro do Círculo Literário em Hösel, opiniamos sobre um clássico da literatura moderna, publicado em 1942, e um dos principais representantes do existencialismo francês.
O romance O Estrangeiro, o ensaio O Mito de Sisifo e a peca de teatro Caligula fazem parte da triologia "ciclo do absurdo" que descreve o aspecto fundamental da filosofia de Albert Camus: o absurdo.
O romance conta a história do argelino Meursault que comete um crime não premeditado e provavelmente em legítima defesa. Meursault foi ofuscado pelo sol na praia e disparou sobre o árabe mais tiros do que os necessários. É preso e levado a julgamento.

“Como se essa grande cólera tivesse lavado de mim o mal, esvaziado de esperança, diante dessa noite carregada de signos e estrelas, eu me abria pela primeira vez à terna indiferença do mundo. Ao percebê-la tão parecida a mim mesmo, tão fraternal, enfim, eu senti que havia sido feliz e que eu era feliz mais uma vez. Para que tudo fosse consumado, para que eu me sentisse menos só, restava-me apenas desejar que houvesse muitos espectadores no dia de minha execução e que eles me recebessem com gritos de ódio.”

 Para o próximo encontro do Círculo Literário, a 19 de Maio de 2017 em Düsseldorf, escolhemos o clássico da escritora norte-americana Harper Lee: To Kill a Mockingbird // Por Favor, Não Matem a Cotovia.

Kommentare

  1. Por favor, não matem a cotovia, foi dos livros que mais gostei de ler.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Li e vi o filme na minha adolescência.
      O ano passado li-o em alemão.

      Löschen
  2. Só demonstra que têm muito bom gosto.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Nos encontros literários tem de haver uma certa polémica como no caso do romance de Albert Camus. Vejo ausência de polémica no romance da norte-americana. É muito mais interessante quando não estamos todos de acordo.

      Boa semana, Pedro, sem matar cotovias.

      Löschen
  3. O Estrangeiro consagrou definitivamente Albert Camus como “clássico” da Literatura Moderna. Portanto uma leitura mais que merecida.

    Um beijinho e boa semana por aí

    O Toque do coração

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A discussão sobre "O Estrangeiro" suscitou muitas divergências.
      Eu amo toda a obra de Albert Camus desde a minha adolescência.

      Também te desejo uma semana santa junto ao Cristo-Rei.

      Löschen
  4. Esses encontros literários devem ter o "seu quê de interessantes pela polémica gerada entre os participantes ! ... Como é sabido, eu sou mais da Ciência do que das Artes ou das Letras, o que não me impediu de tentar criar alguma polémica no meu blog, com um texto baseado nas características filosóficas, na sua simplicidade , de um dos grandes escritores portugueses. Creio que gostarias de "espreitar" e tentar saber quem ! :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não pode existir Artes ou Letras quando não há polémica.
      A polémica é o elemento fundamental da sabedoria.
      E é ela, a polémica, que amistosa, mas permanentemente, faremos nos nossos encontros literários.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!