89 anos de magia


Com oitenta e nove anos de história, a estatueta criada pelo director artistico da Metro, Cedric Gibbons, perdura até hoje e vai voltar aos palcos do Dolby Theatre em Los Angeles e aos ecrãs da televisāo. Já comecei a contar os minutos para a cerimónia da entrega dos Prémios da Academia.
Mesmo com algumas respostas europeias — Berlim, Cannes e Veneza passaram a ter os seus festivais—, a produção de Hollywood iria entrar nos anos 50 já não apenas como uma arte, mas como uma das principais indústrias dos Estados Unidos.
Muito embora já viessem a distinguir desde 1947 de forma honorária as obras produzidas no estrangeiro, só em 1956 é que foi criada a categoria de Melhor Filme de Lingua Estrangeira. Como o próprio nome indica este deveria ser um prémio para filmes em que não se falasse inglês. Uma norma que, todavia, nem sempre foi respeitada. Até à actualmente, o prémio foi sempre atribuido. A Itália e a Franca tornaram-se os paises que conquistaram quase metade dos galardões. Federico Fellini e Vittorio de Sica, ambos com quatro triunfos, revelam até que ponto as produções transalpinas conseguiram seduzir os membros da Academia. O sueco Ingmar Bergman também foi durante alguns anos um nome com bastante peso com três Óscares.
"Toni Erdmann" a comédia alemã mais falada do último Festival de Cannes está candidata ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e vai ter um "remake" americano com Jack Nicholson e Kristen Wiig.
 
Um ano após as criticas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pela ausência de negros na premiação, o drama Moonlight (em português: Sob a luz do luar) recebeu oito nomeações, entre elas as de melhor filme, realização e actriz secundária, Naomi Harris.
Que surpresas nos reserva Hollywood este ano?

Kommentare

  1. Estava mesmo a pensar nisto :) Hoje estive a ver Silêncio e fiquei a pensar que deveria ter sido nomeado para melhor filme e melhor realizador.
    um beijinho e uma boa semana
    Gábi

    AntwortenLöschen
  2. Estou a ouvir a cerimónia em directo.
    Estava à espera de mais alfinetadas ao Trump.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
  3. Anonym2/27/2017

    Palpitaste bem!
    Gostei de Kimmel.Pode regressar no próximo ano.
    Catarina

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. JIMMY KIMMEL e as horas mágicas da ironia. Pode regressar todos os anos.

      Löschen
  4. Bom. Foi o que foi e este ano os filmes até nem eram maus. Gostei da actriz secundária (já pensava que seria ela ou Denzel Washington), do previsível Afleck que por acaso até não era o meu preferido; não apreciei La la land por aí além, mas a melhor actriz pode ser essa menina mesmo, que não desenquadra; e moonlight não vi que o deixei para ver no cinema e os meus filhos enfatizam, é bom, mas tu não gostas do filme. O vendedor merecia o prémio. E mais que não lembro, mas existe.
    E não sei porquê, ocorre-me que este ano os prémios penderam para os deserdados. Continua a ser preconceito pensar que Trump influenciou. Porque merecem, desempenhos e qualidade são notáveis. Vou apenas pensar que o acaso e a qualidade juntaram nomeações e óscares. E viva tudo isso.
    (não sei por que põem pessoas tão velhas e caquéticas na entrega dos óscares, depois dá no que dá. Ou seria tudo jogo... com a malta de Hollywood nunca se sabe).

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Warren Beatty e Faye Dunaway, os protagonistas veteranos de Bonny e Clyde, subiram ao palco para anunciar o prémio do melhor filme. Mas quando Beatty abriu o envelope, vimos a expressão do actor que algo não se encaixava. Ele mostrou o envelope a Faye Dunaway, que leu alto e em bom som: "La La Land". As dúvidas de Warren Beatty tinham sentido: o envelope que lhe havia sido entregue era o do prémio de melhor atriz, recebido pela Emma Stone.

      Viola Davis, de 51 anos, foi nomeada pela terceira vez para o Óscar. Este ano levou a estatueta da melhor actriz secundária pela sua actuação como Rose Maxson, esposa de Troy, no filme "Um limite entre nós". Alguns consideram o desempenho dela até mesmo superior ao de Washington. Viola Davis já conquistou um BAFTA de melhor actriz secundária pelo papel.

      Löschen
  5. Creio que houve uma certa influência de Trump (pelo inverso).
    Aparte isso, sem grandes surpresas !
    Não posso ter uma opinião muito válida por se baseia no que li .
    Dos nomeados, só tinha visto o La La Land (já me tinha pronunciado) e Mulheres do séc. XX. Tinha gostado muito do argumento. Um filme "diferente" e muito interessante !

    Beijo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não há dúvida, que os cineastas negros devem agradecer a Donald Trump pela noite de glória na cerimónia deste ano.

      Na história da cerimónia dos Oscars são várias gafes cometidas. Este ano, a entrega a "La La Land" do Óscar de Melhor Filme considero a pior SURPRESA e gafe de sempre.

      "Mulheres do século XX" é o filme com a Octavia Spencer? Não quero perder.

      Löschen
    2. Não é com a Octávia Spencer, Teresa.
      O filme é este :
      http://cinecartaz.publico.pt/Filme/mulheres-do-seculo-xx-368548

      Löschen
    3. Um filme com um tema que me fascina, Rui, Annette Bening uma excelente actriz americana, todavia, penso que é um filme que nunca entrou nas salas de cinema alemãs.

      Löschen
  6. Anonym2/28/2017

    De certeza que ninguém esperava pela surpresa que veio a acontecer. Uma nódoa que vai ficar para a história dos Oscars e do cinema

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma gafe histórica: "La La Land" não é o melhor filme! "Toni Erdmann" também não! E DONALD TRUMP é o culpado.

      FAKE NEWS! FAKE MOVIES!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!