Já podemos ver os nossos Miró.


As obras de Joan Miró, propriedade do Estado Português, são mostradas ao público pela primeira vez na Casa de Serralves. Esta exposição, designada Joan Miró: Materialidade e Metamorfose, é comissariada por Robert Lubar Messeri, destacado especialista mundial na obra de Miró, e tem projeto expositivo de Álvaro Siza Vieira. 
A mostra abarca um período de seis décadas da carreira de Joan Miró, de 1924 a 1981. Debruçando-se de forma particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão começou a desenvolver em meados dos anos 1920, aborda as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria. 
O pensamento visual de Miró, o modo como trabalha com sensações que variam entre o táctil e o ótico e os processos de elaboração das suas obras são observados em detalhe.  
A exposição — de 01 OUT 2016 a 28 JAN 2017 — incluirá cerca de 80 obras de Joan Miró (do conjunto das 85 obras da Coleção) na sua maioria desconhecidas do público, incluindo seis das suas pinturas sobre masonite de 1936 e também seis sobreteixims de 1973. Por ocasião da exposição, organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, será publicado um catálogo profusamente ilustrado com um ensaio da autoria do comissário. 
Suzanne Cotter, Diretora do Museu de Serralves, considera que este é um momento único. "Estamos muito felizes por podermos permitir ao público um maior conhecimento da obra de Joan Miró, através daquela que será uma apresentação cativante e única desta coleção singular". 
Na inauguração desta exposição, no dia 30 de Setembro de 2016 às 18h30, estiveram presentes Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy

Kommentare

  1. Vai ser uma exposição muito visitada.

    AntwortenLöschen
  2. Um neto de Miró esteve presente na inauguração (hoje) e falou para a comunicação social, num português perfeito.
    Não sou admiradora da obra de Joan Miró, mas esta, é uma exposição que deve ser vista e apreciada.

    Beijinhos, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ao inaugurar a exposição em Düsseldorf, no Kunstsammlung NRW em 2015, Joan Miró Punyet, neto de Miró, contou que o seu avô sempre lia um poema antes de pintar, para colocar a sua criatividade em funcionamento.

      Uma exposição destinada aos amantes de Joan Miró, mas também para quem não seja amante da obra do espanhol.

      Beijinhos outonais, Janita.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

O que ando a ler?

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon