O Grande Hotel Budapeste


Uma jovem aproxima-se de um monumento em homenagem a um autor, que fica num cemitério. Ela leva consigo um livro escrito por alguém indentificado como "O Autor", e começa a ler um capítulo onde O Autor (Tom Wilkinson) narra uma história a partir da sua escrivaninha em 1985, sobre uma viagem que ele fez ao Grande Hotel Budapeste em 1968. 
 A comédia foi inspirada nos livros de Stefan Zweig, que se suicidou em Petrópolis em 1942. 
 O filme não é baseado especificamente em nenhum dos seus romances, mas na sua atmosfera. Wes Anderson faz a sua própria versão de Stefan Zweig.

Kommentare

  1. Gostei mesmo desse filme - com livro, sem livro, tanto me faz. Ralph Finnes é soberbo. Um senhor actor.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ralph Finnes é um soberbo concierge Gustave H. — um personagem com grande apreço pelas palavras e uma maneira única de ver a vida.

      No final do filme, Zero Moustafa descreve Gustave como um homem que vivia com ilusão e graça num tempo que já não existia mais. Uma sensação presente em todo o filme de Wes Anderson.

      Löschen
  2. Teresinhamiga

    Deste-me uma facadela memo no pêto! Gostei muito do livro. Do filme também. O Stefan Zweig fugiu da Alemanha nazi e partiu para o Brasil saindo de...Lisboa.

    Adorou o Brasil e mesmo assim foi lá que se suicidou. A sua frase mais conhecida é Brasil, o país do futuro que aliás foi o título de um livro do judeu-vienense. Frase que para muitos brasileiros é um anátema que muito os chateia!...

    kleine Käse do Leãozão

    Denn hier ist noch alles in Ordnung, wenn auch nicht schlecht ...

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Stefan Zweig fugiu inicialmente para Inglaterra, mas quando a situação na Europa se tornou insustentável decidiu fugir para o Brasil. De Lisboa saiu de barco para o Rio de Janeiro. O Brasil NUNCA foi uma aprazível recanto para o autor vienense.

      Löschen
  3. Um filme excepcional.
    Bfds (prolongado em Macau para se celebrar a Festa da Lua)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Envolto numa história de crime e mistério — numa fictícia cidade alpina no leste europeu durante a década de 1930 — Wes Anderson usa o seu estilo com personagens excêntricos e bela realização de arte a seu favor.

      Assinale com alegria o equinócio do Outono, Pedro.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!