26 de Julho de 1882


  Segundo a Bíblia, antes de ser crucificado, Cristo reuniu-se com os seus discípulos para a Última Ceia. 
O Graal, o copo de que ele bebeu o vinho, foi o mesmo que recolheu as suas últimas gotas de sangue. Ao ser crucificado, Cristo foi ferido no flanco pela lança de um centurião. Nesse momento, uma mulher riu. 
 O centurião e a mulher foram amaldiçoados por Deus. Com os nomes Klingsor e Kundry, eles percorreram os séculos em diferentes reencarnações, da mesma forma que a lança e o Graal — as mais sagradas relíquias do cristianismo. 
Richard Wagner descobriu o mito de Parsifal através de um dos maiores poetas épicos da sua época Wolfram von Eschenbach (c. 1170 — c. 1220).
Parsifal foi a última ópera de Richard Wagner, que morreu do coração poucos meses após a gloriosa estreia no dia 26 de Julho de 1882, no Festival de Bayreuth. A ópera foi dirigida pelo próprio compositor, levando o público ao delírio.

Kommentare

  1. Curioso ter sido neste dia de hoje, Teresa !
    Sabes que tenho uma grande "falha" no meu curriculum ? ... Nunca ter visto uma ópera ao vivo ! :((
    Sabes também, que o Porto, apesar de tão belo e tão extraordinário, como nós o avaliamos, tem também esse "pecado", de não nos possibilitar essa opção ! :((
    Quanto a Wagner, "imortal" !!!

    Beijinhos, Teresa ! :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Os meus pais eram amantes de teatro, mas não eram amantes de ópera, ou de qualquer tipo de música.

      Assisti à minha primeira ópera em Wuppertal, sentada no galinheiro.

      Sabias que a ópera está de regresso ao Coliseu do Porto em 2016? É muito triste, que a sala do nosso Coliseu tenha péssima acústica.

      Löschen
  2. Teresinhamiga

    Não sabia da estória da História que me (nos) contas. E é bom aprender todos os dias por pouco que seja. Pelos anos 76/87 ia assistir a muitas óperas.

    E como sei um pouco de italiano tenho de dizer que Inoltre mi piace l'opera, ma non troppo pochi per amarli, tra cui Falstaf; ma mi ha anche il fascino con il Barbiere di Siviglia, Nozze di Figaro, Il Flauto Magico, Tosca, Madama Butterfly, Tristano e Isotta e poucas mais.

    De qualquer modo agradeço-te a lição

    kleine Käse

    Leãozão

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. NÃO QUERO impor conhecimentos desnecessários, Leãozão, mas como amante das óperas de Richard Wagner, não resisto.

      Löschen
  3. Para mim a ópera mais difícil de Wagner, canso-me com tanta angústia até Parsifal assumir o seu papel na liturgia final

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Parsifal é uma espécie de Evangelho Segundo Richard Wagner. A vinda do "inocente tolo" é uma profecia. Jesus, o Redentor, também era. Parsifal representa a música mais transfigurada de Wagner, a mais madura e a mais pura.

      Löschen
  4. Não conhecia essa lenda do centurião e da mulher amaldiçoados, mas já sabes que de ópera também não entendo muito...

    Beijocas

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Existe, sem dúvida, uma afinidade entre a lenda do centurião e da mulher amaldiçoados, mas a narrativa desta ópera é uma outra. "Parsifal", é um dos cavaleiros da Távola Redonda, coroado rei do Santo Graal após encontrar a maturidade no contato com o mal.

      Löschen
  5. Estamos realmente sempre a aprender.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. NÃO QUERO impor conhecimentos desnecessários, Pedro!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!