Agnes Martin


Filha de emigrantes escoceses, Agnes Martin nasceu numa quinta em Macklin, Saskatchewan, Canadá a 
22 de Março de 1912.
Perdeu o pai aos dois anos e cresceu em Vancouver com a mãe, mulher independente, padrão raro para a época, que influenciou a sua própria vida. 
Em 1931 mudou-se para os Estados Unidos. Estudou arte na Columbia University e na University of New México. Trabalhou como professora em diferentes escolas de ensino médio. Fixou residência no Novo México e por estímulo de uma galerista, mudou-se para Nova York, onde fez sua primeira exposição. Desapontada com o ambiente encontrado regressou aquele estado, escolhendo a cidade de Galesteo. Permaneceu lá até à sua morte a 16 de Dezembro de 2004
A vida isolada e tranquila, dedicada às artes plásticas, à filosofia Taoista e aos seus escritos, deu algo de espiritual aos seus trabalhos. 
A obra de Agnes Martin quer em óleo, grafite ou pastel sobre tela ou em papel chega quase à perfeição. São grades, linhas e campos de cores elaborados com impressionante cuidado e admirável qualidade sempre procurando realçar a alegria e a beleza.

Kommentare

  1. Não a conhecia e estive a ver no Google Imagens !
    Trabalho muito estranho esse, na Exposição rectrospectiva, em Düsseldorf !
    http://www.art-in-duesseldorf.de/ausstellungen/agnes-martin-eine-retrospektive.html

    beijo, Té ! :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A pintora Agnes Martin, norte-americana desde 1950, é quase sempre associada aos minimalistas — embora ela se definisse como expressionista abstrata. Ela prezava Mark Rothko (1903—1970) por ter atingido o "grau zero" da pintura. Também ele resistiu aceitar a classificação de "pintor abstrato"
      Seguindo os seus passos, ela reduziu a sua pintura a poucos elementos, para forçar a percepção do transcendental.

      A rectrospectiva em Düsseldorf foi a melhor exposição que vi este ano.

      Esquizofrênica, pintou a mais absoluta calma.

      Löschen
  2. Ignorante, eu! Não conhecia. Mas gostei de passar a conhecer.

    Beijinhos gratos.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Até à exposição rectrospectiva na Tate Modern em Londres, de 03.06.2015 — 11.10.2015, nunca tinha ouvido o nome: Agnes Martin.

      Quando exposição rectrospectiva chegou ao museu K20 em Düsseldorf, de 07.11.2015 — 06.03.2016, aprofondei os meus conhecimentos sobre esta pintora esquizofrênica, cuja obra nos deixa tranquilos e felizes.

      Beijinhos primaveris, querida Graça.

      Löschen
  3. Antworten
    1. Desejo, Pedro, que tal qual como a Graça, goste de passar a conhecer.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen