A rã da discórdia


A escultura de uma rã verde crucificada numa cruz é uma obra do artista alemão Martin Kippenberger (1953-1997). 
A peça de Kippenberger com o nome “Zuerste die Fuesse” (“os pés primeiro”), mostra uma rã verde crucificada com a língua de fora numa cruz de madeira, a segurar numa das mãos uma caneca, e na outra um ovo. 
 A obra não pretendia ferir o sentimento religioso de muitas pessoas que vêm a cruz como símbolo do amor de Deus e da salvação e que merece reconhecimento e devoção religiosa.
O artista pretendia apenas expressar um momento pessoal de crise profunda.

Kommentare

  1. Obrigada pelo link. Acabei de vir ao computador e reparei.

    Beijinho desta sua admiradora
    Isabel

    AntwortenLöschen
  2. é a crise das rãs verdes. "eizea"

    AntwortenLöschen
  3. Sem uma explicação, muitas pessoas não teriam chegado a essa interpretação. Outras culturas teriam recorrido à violência como “forma” de protesto. Eu olho e não gosto.

    AntwortenLöschen
  4. Uma simbologia difícil de atingir, mas como sou contra censuras, respeito sem perceber.
    Aliás, para mim um dos problemas da arte contemporânea é que deixou de se preocupar com a beleza, fealdade e o saber comunicar. O artista muitas vezes fala para si mesmo ou para um grupo fechado que depois se armam em seres superiores por entenderem a sua obra.

    AntwortenLöschen
  5. Ui pensei em desistir de comentar este post pois tenho mais do que uma ideia que quero falar
    1. Sempre que se usa símbolos religiosos é normal que as pessoas de religião se sintam visados. Portanto o que ele queria era fazer se notado

    2. Quanto as pessoas poderem fazer tudo em nome da arte tenho as minhas reservas sobre esse tema e não sou religiosa. Portanto o que ele queria era que reparassem nele

    3. "O artista pretendia apenas expressar um momento pessoal de crise profunda." e numa crise profunda sem bases religiosas usa uma cruz?
    Portanto o que ele queria era atenção

    4. Acho que também está numa crise de inspiração mas isso sou que que achei a "obra" de mau gosto... de feia e descontextualizada, mas que percebo eu de arte

    Ich möchte Benachrichtigungen erhalten deve significar volta cá para ouvires das boas ;)

    Blog LopesCa/Facebook 

    AntwortenLöschen
  6. Ai, credo, levei dois sustos: com a imagem, que já tinha visto na Lopesca, e com o primeiro comentário, da nossa amiga Isabel, que já nos deixou há tanto tempo. Saudades dela, que era uma querida!

    Abraço para ti!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!