Prémio Nobel da Literatura


A bielorrussa é a 112.º vencedora do prémio mais prestigiado da literatura. Só há um livro de Svetlana Aleksievich publicado em Portugal, "O Fim do Homem Soviético". 
O segundo chega em 2016.

Kommentare

  1. ~~~
    ~ Estou com muita curiosidade de apreciar
    a «escrita polifónica» da galardoada...

    ~~~~ Beijinhos ~~~~~~~~~~~

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Embora a polif'ónica seja primordialmente um termo musical, o termo também pode aplicar-se à obra da bielorrussa Svetlana Aleksievich.

      Desejo-te um bom fim de semana, Majo.

      Löschen
  2. A quarta pessoa a receber o Nobel da Literatura por escritas que não são de ficção nem de poesia, tal como Churchill pelos seus documentos que fazem um olhar da história envolvendo os próprios participantes desta

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Swetlana Alexijewitsch escreve extensivamente sobre capítulos-chave da história moderna, daí ser um Nobel da Literatura diferente do habitual e, na minha opinião, bem merecido.

      Löschen
  3. Não sei qual é a editora

    mas aposto que apostou na atractividade do título

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A editora não apostou na atractividade do título, camarada Rogério, "O Fim do Homem Soviético" refere-se ao colapso do Império Soviético que é difícil de ignorar.

      Löschen
  4. Ganhou a favorita.
    Um prémio com sabor a prenda de anos envenenado para Putin
    BFDS

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ontem no encontro do Círculo Literário fomos unânimes em classificar o Nobel deste ano como uma valente bofetada na cara do Presidente russo, Vladimir Putin.

      Löschen
  5. E um dos galardoados na categoria Física foi o canadiano Arthur B. McDonald.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O Nobel da Física de 2015 para cientistas que mostraram que os neutrinos têm massa é bem mais interessante do que o Nobel da Literatura.

      Löschen
  6. Desconhecia a obra e a autora.

    Bom final de semana, amiga

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Já escrevi aqui sobre a escritora e jornalista Swetlana Alexijewitsch quando recebeu o Prémio da Paz do Comércio Livreiro Alemão pelo conjunto da sua obra no dia 13 de Outubro de 2013.

      Votos de um alegre fim de semana.

      Löschen
  7. e no brasil não há nenhum livro publicado da autora. o brasil costuma ignorar escritoras mulheres recentes de renome. só publica as de cunho social como a malala. pelo menos o nobel serve para isso. agora as editoras brasileiras começam a disputar as suas obras e passam a publicá-las. foi assim com a herta müller e pude ler uma de suas obras e amado. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!