Daniel Jonas


Daniel Jonas recebe o Grande Prémio de Poesia de Teixeira de Pascoaes no valor de 12.500 euros.
A decisão deve-se ao “mérito muito assinalável do seu trabalho poético, que convoca a tradição lírica ocidental para uma recomposição textual lúcida e fortemente irónica, cosmopolita, atenta aos lugares e tempos de um presente recolhido e transfigurado”, anunciou na segunda-feira a Associação Portuguesa de Escritores.
Daniel Jonas nasceu no Porto em 1973, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade do Porto e obteve o grau de Mestre em Teoria da Literatura na Universidade de Lisboa. Estreou-se na poesia em 1997, com
O Corpo Está com o Rei.
Seguiram-se Moça formosa, Lençóis de veludo (2002), Os Fantasmas Inquilinos (2005), Sonótono (2007), Passageiro Frequente (2013) e o mais recente o livro de sonetos , publicado no ano passado pela Assírio & Alvim. 
Eugénio de Andrade, Natália Correia, Manuel Alegre, Vasco Graça Moura e Manuel António Pina são alguns dos poetas já premiados no passado. O também portuense Fernando Guimarães foi o vencedor da última edição, de 2014.

Kommentare

  1. Vai ser um livro que terei todo o gosto em ler! Primeiro, porque nunca li nada deste autor portuense e depois porque adoro sonetos.

    O Porto é uma cidade cheia de novos talentos no mundo das Letras. Um orgulho para os tripeiros.
    Grata pela informação, Teresa.
    Um abraço.

    PS. Já respondi à tua 'resposta' no meu blog e no post do Polnareff.

    AntwortenLöschen
  2. Leio muito menos poesia que ficção, mas a verdade é que nunca tinha ouvido falar deste poeta, espero que seja mesmo bom e o possa ainda descobrir, para já parabéns para ele

    AntwortenLöschen
  3. Poesia não é muito a minha onda, confesso que deste poeta nunca tinha ouvido falar. Mas certamente que foi um prémio merecido... :)

    Beijocas

    AntwortenLöschen
  4. Olá, como tem passado?
    Não conhecia o poeta, e fico com curiosidade em conhecer.
    Obrigado pela dica.

    Beijinhos para si!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!