YTO BARRADA


"Salon Marocain” é a primeira exposição em Portugal do trabalho de Yto Barrada, artista marroquina nascida em Paris. A mostra inaugura um programa anual de exposições na Casa de Serralves no âmbito do qual artistas convidados apresentarão o seu trabalho em diálogo com o contexto da moradia art déco e o envolvente Parque de Serralves.
Prosseguindo a sua reflexão sobre a identidade marroquina e a questão das origens, Barrada transforma a Casa de Serralves num museu de história moderna e natural. Entre as obras expostas estão fotografias a cores de brinquedos berberes, das coleções conservadas no Musée du quai Branly, em Paris, e uma seleção de objetos produzidos nas montanhas marroquinas do Atlas para alimentar o florescente mercado do artesanato de fósseis. Um conjunto de fotografias da série "Reprendre Casa. Carrières centrales, Casablanca”, aqui apresentado pela primeira vez, e o filme Faux départ, sobre a produção de fósseis falsos, aprofundam a gramática de formas improvisadas da artista. Apresentado nas elegantes vitrinas e salas da Casa, o trabalho de Barrada evoca com engenho histórias interrelacionadas do colonialismo, as raízes etnográficas do modernismo do século XX e legados de expropriação e falsa acumulação informados pelas exigências da economia contemporânea. 

Kommentare

  1. Uma exposicao que gostaria de ver.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Uma exposição deveras interessante, Catarina, sendo o filme Faux départ sobre a produção de fósseis falsos a cereja em cima do bolo.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Jo Nesbø: Ciúmes