O CLIENTE COMO ARQUITETO


Em 1925 Carlos Alberto Cabral herdou uma casa com capela e jardins em Serralves, um aglomerado agrícola no caminho entre o centro do Porto e Matosinhos. 
Com o apoio constante do seu arquiteto, José Marques da Silva, iria conduzir um processo de transformação progressiva do lugar, recorrendo a arquitetos e decoradores de Paris – entre eles Jacques Émile Ruhlmann, Charles Siclis e Jacques Gréber – que contribuíram para o desenho de uma obra singular concluída por volta de 1943. 
A Biblioteca de Serralves guarda uma parte substancial do arquivo de Carlos Alberto Cabral, nomeadamente a sua correspondência com Jacques Émile Ruhlmann, Charles Siclis e Jacques Grebèr, arquitetos de Paris que contribuíram para o desenho da Casa de Serralves cujo projeto e obra foram conduzidos pelo arquiteto portuense José Marques da Silva.
Nos documentos deste arquivo, é possível descortinar os passos sucessivos do processo de construção da Casa de Serralves, compreendendo até que ponto o cliente terá conduzido a conceção da arquitetura da Casa. Passo a passo, entre desenhos, correspondência, fotografias e uma maqueta que apresenta um estado intercalar da obra, será possível dar a conhecer de uma forma explícita os sobressaltos da criação arquitetónica. 

Kommentare

  1. Já percebi que te estás a dedicar a aprofundar os teus conhecimentos artísticos de (e em) Serralves. Aproveita bem! :)

    Beijocas

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não te esqueças, Teté, que sou amiga de Serralves.

      Beijocas ainda de Vila Nova de Gaia.

      Löschen
  2. Boas férias, Teresa!
    Gosto muito de Serralves. (haverá quem não goste?), sempre que passo no Porto passo por lá!
    bjs

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Gosto tanto de Serralves que resolvi ser amiga de Serralves, embora use pouco o meu cartão de amiga.

      Ontem quando lá estive, até me lembrei de ti, pois quando fui lanchar à Casa de Chá, comi um bolo com sementes de papoila.

      Hoje, sábado, lá vou para Düsseldorf.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!