"Taxi" ganha o Urso de Ouro


 O 65º Festival Internacional de Berlim confirma o seu viés político ao dar o Urso de Ouro ao realizador iraniano, proibido de fazer filmes no seu país. 
Jafar Panahi foi acusado de propaganda contra o governo iraniano, ele foi preso em 2010, condenado a seis anos de prisão e proibido de trabalhar com filmes por 20 anos. Mesmo assim, o cineasta continua a filmar clandestinamente. 
No filme, Panahi é um motorista de taxi que conversa com os seus passageiros sobre as impressões da vida e do país. A câmera no painel do carro captura o espírito da sociedade do país. 
"Ele criou uma carta de amor ao cinema", disse o presidente do júri, Darren Aronofsky, ao anunciar o premio, que a emocionada sobrinha (na foto) do realizador, que também entra no filme, recebeu esta noite em Berlim.

Kommentare

  1. Mas como é que ele estando preso consegue realizar e até atuar no filme?

    Gostei de saber que Wim Wenders recebeu um prémio especial.Mas não podia dar palpites sobre os filmes que iriam ganhar, até porque não os conheço. Nem os dos Oscares (e são já no próximo domingo-2ª), quanto mais... :)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O cineasta foi preso em Março de 2010 e, durante os seus 88 dias de detenção, fez greve de fome.
      Mais tarde foi impedido de comparecer ao Festival de Cinema de Veneza, em Setembro.
      Na ocasião, várias personalidades do cinema — como Steven Spielberg e Juliette Binoche — manifestaram apoio a Jafar Panahi.

      O Festival de Berlim 2015 apresentou entre 5 e 15 de Fevereiro dez dos mais importantes filmes da carreira de Wim Wenders.
      Adoro todos os seus flmes, sendo ASAS DO DESEJO (1987) uma declaração de amor a Belim, o meu favorito.

      Até ao próximo domingo-2ª, Teté!

      Löschen
  2. Ouvi ontem as notícias do festival.
    Ganhou o favorito.
    Boa semana

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um outro favorito na disputa pelo Urso de Ouro era o consagrado realizador americano Terrence Malick com “Knight of Cups”.
      O actor Christian Bale interpreta um homem que busca o sentido da vida. Ele segue o seu caminho entre luxo, sexo e ironia. Ao seu lado no elenco estão Cate Blanchett e Natalie Portman.

      Löschen
  3. ~ ~ Um prémio muito simpático. ~ ~

    ~ ~ ~ Abraço amigo. ~ ~ ~
    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Um prémio muito valioso para conquistar um lugar ao sol no mundo da produção artística.

      Löschen
  4. Espero que o prémio não seja só político...

    Beijos

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ainda não vi o filme, São, para poder dar a minha opinião.

      Jafar Panahi criou uma carta de amor ao cinema, amor compartilhado com os mais de 310 mil expectadores, um novo recorde, que enfrentaram o frio e longas filas para assistir aos quase 400 filmes que fizeram parte da Berlinale 2015.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!