Círculo Literário

   
“A neve caindo sobre os cedros”, de David Guterson, fala 
de um tema pouco conhecido — os japoneses nos Estados Unidos, após Pearl Harbour e após a II Guerra Mundial.
Numa pequena ilha da costa ocidental americana,  Carl Heine — um jovem pescador americano de origem alemã — é encontrado morto nas redes do seu próprio barco.
Kabuo Miymoto —  um americano de origem japonesa — é acusado do homicídio.

«O réu, Kabuo Miyamoto, estava sentado de costas direitas, com muita dignidade. A sua postura, de uma elegante rigidez, com as palmas das mãos pousadas delicadamente sobre a mesa do arguido, era a de um homem que se distanciou tanto quanto possível do seu próprio julgamento.
Alguns dos que assistiram diriam mais tarde que tal imobilidade significava um desprezo pelos trâmites legais; outros tinham a certeza de que escondia o medo do veredicto que seria anunciado. Fosse o que fosse, Kabuo não revelava nada – não pestanejava sequer. Vestia uma camisa branca abotoada até cima e calças cinzentas sem um vinco. O corpo, sobretudo a julgar pelos ombros e o pescoço, transmitia a impressão de uma invencível força física e de uma atitude decidida, imperiosa mesmo. As suas feições eram angulosas e suaves, tinha o cabelo rapado rente à nuca, evidenciando-lhe a estrutura óssea. Perante a acusação que lhe fora imputada, sentava-se com os olhos negros obstinadamente fixos e não parecia nada alterado.
Não havia um lugar vago na galeria da assistência; ainda assim, o ambiente da sala não tinha nada da atmosfera carnavalesca que às vezes se faz sentir nos julgamentos de homicídios na província.»



No próximo encontro do Círculo Literário a 23 de Janeiro de 2015 vamos falar sobre Rumo ao Farol de Virginia Woolf.
O romance, publicado em 5 de Maio de 1927, foca a familia Ramsay e as suas visitas à Ilha de Skye, na Escócia, entre 1910 e 1920.

Kommentare

  1. Parece-me que o livro tem um tema muito interessante e de facto pouco tratado na literatura. Fiquei curioso.
    Rumo ao farol ainda não li.

    AntwortenLöschen
  2. Tenho este livro há talvez uns dois anos e ainda não o li. Tenho o mau costumo de guardar os livros que me oferecem para os ler mais tarde, lendo entretanto aqueles que levanto da biblioteca. Os que são meus podem aguardar pois estão sempre à minha disposição. : )

    AntwortenLöschen
  3. Obrigada pela análise, tão interessante.

    A foto de cabeçalho é um amor!!

    Bom domingo para ti, amiga :)

    AntwortenLöschen
  4. Parece um tema bastante interessante, tanto mais pouco vulgar, já que escrever sobre japoneses por autores norte americanos e logo após o ataque a Pearl Harbour, a culpa só poderia recair sobre o japonês....:)

    Neste momento ando a ler dois livros, coisa que nunca tinha feito antes e não gosto muito. Quando a leitura é entusiasmante, lê-se de uma assentada, o que não é o caso destes. Vou alternando a leitura, porque não gosto de deixar livros a meio.
    Aconteceu-me uma vez...com um do Saramago!!

    Boas leituras e excelente semana, querida Ematejoca!

    AntwortenLöschen
  5. Mais um livro que não conheço, mais uma sugestão que registo.
    Boa semana!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!