Fim de semana na Guatemala


     O povo subia à conquista das montanhas, das suas montanhas, ao compasso do Torotumbo. Na cabeça, as plumas que o furacão não domou. Nos pés, o calçado que o terramoto não gastou. Nos seus olhos, não já a sombra da noite, mas a luz do novo dia. E às costas, escuras e nuas, um manto de suor de séculos. O seu andar de pedra, de raíz de árvore, de torrente de água, deixava para trás, como lixo, todas as máscaras com que a cidade se vestiu para o enganar. O povo ascendia em direcção às suas montanhas sob bandeiras de plumas azuis de quetezal bailando o Torotumbo.

«Shangri-lá», El Tigre, Verão de 1955. 

Kommentare

  1. ~ Com um título que nunca me seduziaria, gostei do que li.
    ~ Qual é a tua opinião? ~

    ~ ~ ~ Bom fim de semana. ~ ~ ~

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Li este livro quando ainda lutava contra as injustiças do mundo, no entanto, continuo a concordar com o presidente da Academia Real Sueca, quando foi atribuído a Miguel Angel Asturias o Prémio Nobel 1967, ao reconhecer que este escritor apresentou um tema novo e escaldante na sua obra épica, em especial a luta contra o domínio do TRUST norte-americano United Fruit e as consequências económico-políticas manifestadas na história contemporânea da República das Bananas.

      Löschen
  2. Também eu gostava de saber a tua opinião, porque tal como refere a Majo, o título não é muito sedutor. Nem conheço o autor, mas isso até pode ser uma grande ignorância minha... :)

    Beijocas e bom fim de semana!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Livros como FIM DE SEMANA NA GUATEMALA, Hombres de Maiz, Viento Fuerte, El Papa Verde e Los Ojos de los Enterrados são um amplo quadro pleno de dramatismo e beleza literária de uma América Latina subdesenvolvida e explorada.

      Não fui passar o fim de semana na Guatemala!

      Löschen
  3. Anonym5/03/2014

    Atende o telefone.

    AntwortenLöschen
  4. ~ Num dia de muita saudade e grandes alegrias, quero desejar-te um sereno e doce 1º Domingo de Maio, Dia da Mãe.

    ~ ~ ~ Um grande abraço, muito amigo. ~ ~ ~

    ps ~ Lamento não te poder enviar o correio que enviei a todos os amigos que disponibilizam um endereço.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de Maio. Já na Alemanha, é celebrado no segundo domingo de Maio.

      Logo que chegue a casa, respondo aos teus comentários, Majo!

      Löschen
  5. Anonym5/06/2014

    Por estes dias ando a ler os contos do Gabo

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Gabo é um clássico da literatura universal.

      Miguel Angel Asturias fala-nos de uma Guatemala sujeita às pressões da política americana; o Carlos tem de ler a obra deste escritor sul-americano.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!