Feira do Livro de Leipzig


Começa hoje a Leipziger Buchmesse, Feira do Livro que se realiza todos os anos no meio do mês de Março.
A Feira do Livro de Leipzig é uma feira para o público — um festival da literatura jovem alemã, uma ponte para a Europa Central e o Leste Europeu e um ponto de encontro de leitores de todas as gerações. 
O slogan "Toda a cidade celebra uma feira" é muito mais do que uma simples propaganda. Através do festival Leipzig lê o maior festival de leitura da Europa cerca de 1900 eventos espalham-se pela cidade até altas horas da noite em livrarias, cafés, bares, estações de comboio, lojas de lingerie e até em salas de tribunal — e, claro, no espaço da feira. 

Kommentare

  1. Esta primavera antecipada já pede feiras destas! :)

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Este ano não vou visitar a Leipziger Buchmesse.

      Já a Feira do Livro do Porto, que vai decorrer nos jardins do Palácio de Cristal, de 5 a 21 de Setembro 2014, não posso perder.

      Abraço primaveril.

      Löschen
  2. Gosto muito de ir a feiras do livro o que não acontece com frequência. Essa foto está espetacular?! Foste tu que a tiraste?

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Catarina, que tu penses que tiro fotos espetaculares como esta, deixou-me muito enternecida.

      É uma das fotos oficiais da Leipziger Buchmesse!

      Löschen
  3. 3satbuchzeit3/13/2014

    Am 13. März 2014 ist es wieder so weit: Leipzig öffnet seine Messetüren für Autoren, Verleger, Lektoren, Kritiker, Buchhändler, aber vor allem für die Leseratten, denn die Leipziger Messe richtet sich ja explizit an das Publikum.

    Swenja Flaßpöhler ist Philosophin, Literaturwissenschaftlerin und Autorin. Sie ist stellvertretende Chefredakteurin der Zeitschrift Philosophie Magazin und Autorin diverser vielbeachteter Bücher, so wie von Essays und Dokumentationen unter anderem für den Deutschlandfunk und das Deutschlandradio.

    Ina Hartwig ist eine der renommierten Stimmen der jüngeren Literaturkritik in Deutschland. Viele Jahre war sie verantwortliche Literaturredakteurin der Frankfurter Rundschau. Heute schreibt sie als freischaffende Autorin unter anderem für die Zeit und die Süddeutsche Zeitung und ist gerne gesehener Gast in der 3sat-Kulturzeit zu literarischen Fragen. Ina Hartwig wurde 2011 mit dem Alfred-Kerr-Preis für Literaturkritik und dem Caroline-Schlegel-Preis der Stadt Jena ausgezeichnet.

    Barbara Vinken ist Kulturwissenschaftlerin und Professorin für Romanistik. Neben ihrer Tätigkeit als Literaturwissenschaftlerin, mit Veröffentlichungen über Kleist oder Flaubert, hat sich Vinken immer wieder mit dem Phänomen der Mode als Zeichen- und Kommunikationssystem auseinandergesetzt. Ihr neues Buch "Angezogen. Das Geheimnis der Mode" erschien 2013 im Klett-Cotta Verlag.

    AntwortenLöschen
  4. Só não fico com inveja de visitar dessa feira, porque realmente não sei ler alemão!

    Mas já tenho dois autores na lista para comprar na Feira do Livro de Lisboa, que me parece ser na data do costume, já que a do Porto se demarcou da APEL. Por mim, ainda bem: a história de termos feira do livro em maio, dava sempre para dias piores e de chuva, o que normalmente não acontece nos primeiros dias de junho... Ah, e em abono da verdade o Porto também não ganhava nada com isso, que lá chove muito mais e (quase) todo o ano! ;)

    Beijocas

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Desde criança que a Feira do Livro do Porto calhava no dia dos meus anos e eu podia escolher todos os livros que quisesse.
      Bons tempos!
      Agora é quase às escondidas que compro um livro, porque a minha família é da opinião que a nossa casa afunda em livros.

      Na Feira do Livro do Porto em Setembro vou comprar alguns livros de autores portugueses modernos, que depois de os ler, os dou à minha amiga Beatriz para evitar chatices com a família.

      Löschen
  5. A cidade de uma dos meus compositores preferidos, Richard Wagner !
    São muitas obras musicais deste Grande Compositor, mas esta é Soberba !!!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Richard Wagner é também o meu compositor preferido, e nasceu como eu em Maio, ele no dia 22.

      A Cavalgada das Valquírias dirigida por Daniel Barenboim, um dos meus dirigentes favoritos.

      Löschen
    2. Tanbém, tenho uma admiração muito especial por este proficiente e exímio maestro argenino e também, pelo seu amigo, Zubin Mehta.

      Löschen
  6. ~ Gostei de ter conhecimento deste grande e mobilizador, evento cultural. ~
    ~ Quem sabe? Talvez um dia se porporcione ir a tão vasta feira.
    ~ Obrigada pela partilha. ~

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Olá Majo!

      Já te tinha saudades!

      A principal feira do mercado livreiro do mundo é a Feira do Livro de Frankfurt em Outubro.

      A Feira de Leipzig prioriza conteúdo literário.
      A prioridade não é o comércio de títulos, mas o debate sobre o conteúdo das obras. Esta preocupação fica evidente no seu programa, que agendou 1900 eventos paralelos, dos quais 370 leituras e oficinas dirigidas ao público jovem.

      Löschen
  7. A Feira do Livro de Macau foi liquidada por uma série de cabeças ocas.
    Agora há iniciativas particulares que a pretendem fazer reviver.
    Ou algo do género.
    BFDS!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O ano passado não houve a Feira do Livro do Porto.

      O Pedro pode calcular a minha alegria ao ler, que em 2014 a Feira do Livro do Porto será organizada e promovida pela Câmara Municipal do Porto e vai decorrer nos jardins do Palácio de Cristal, de 5 a 21 de Setembro.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!