BALANÇO FINAL


Todas as manhã, mesmo antes de abrir os olhos, reconheço a minha cama e o meu quarto. Mas, se de tarde me deixo dormir no gabinete de trabalho, ao acordar chego a sentir um assombro pueril: por que razão eu sou eu?
O que me surpreende — como a criança quando toma consciência da sua própria identidade — é o encontrar-me aqui, agora, no âmago desta vida e não numa outra qualquer: por que acaso? Se a considero do exterior, primeiro parece-me inverosímil que tenha nascido. 
A penetração deste óvulo por este espermatozóide, implicando o encontro, e primeiro o nascimento de meus pais e de todos os seus antepassados, não tinha uma oportunidade de se reproduzir entre milhares. 
Foi um acaso, inteiramente imprevisível no estado actual da ciência, que me fez nascer mulher.

Kommentare

  1. Antworten
    1. Pensei o mesmo, Rosa dos Ventos!

      Abraço com os votos de uma óptima semana.

      Löschen
  2. Esta brincadeira ainda me vai deixar com um complexo literário... :)) Este é mais um título que não conheço.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Para gerações de mulheres Simone de Beauvoir foi um símbolo e uma pioneira da emancipação feminina e, é uma das minhas escritoras preferidas, por isso, não podia faltar nesta "brincadeira".

      Löschen
  3. Bideshead Revisited - livro e série.
    Sempre!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quando era menina e moça li "Reviver o passado em Brideshead".

      A série de televisão tendo como protagonistas grandes nomes como Jeremy Irons no papel de Charles, Anthony Andrews no papel de Sebastian Flyte, Laurence Olivier no papel de Lord Marchmain, Claire Bloom no papel de Lady Marchmain, Diana Quick no papel de Julia Flyte e John Gielgud no papel de pai de Charles foi um grande sucesso.

      Em 2008 vi o filme, que também gostei.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!