O 36º encontro do Círculo Literário

O casanova parece intimidado entre as duas beldades suecas

A obra prima do escritor e filósofo francês Albert Camus 
A Peste, publicada em 1947, que lhe rendeu o Nobel de Literatura em 1957, foi escolhida para o encontro de hoje 
em Hösel. O clássico conta a história de uma epidemia que assola Oran, pequena cidade argelina, cujos habitantes levam uma vida monótona até o flagelo dizimar parte da sua população.

" Uma forma cómoda de travar conhecimento com uma cidade é procurar saber como se trabalha, como se ama e como se morre. Na nossa pequena cidade, talvez por efeito do clima, tudo se faz ao mesmo tempo, com o mesmo ar frenético e distante." 

A crónica foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial. 
A epidemia assola Oran, como a ocupação nazista assolara a França, submetendo os habitantes a um inevitável e generalizado horror. Albert Camus chegou a afirmar que a sua crónica é, de facto, uma alegoria ao nazismo e a todo regime totalitário como o estalinismo

“Na verdade, ao ouvir os gritos de alegria que vinham da cidade, Rieux lembrava-se de que esta alegria estava sempre ameaçada. Porque ele sabia o que esta multidão eufórica ignorava e se pode ler nos livros: o bacilo da 
peste não morre nem desaparece nunca, pode ficar dezenas de anos adormecido nos móveis e na roupa, espera pacientemente nos quartos, nos porões, nos baús, nos lenços e na papelada. E sabia, também, que viria talvez o dia em que, para a desgraça e ensinamento dos homens, a peste acordaria os seus ratos e os mandaria morrer numa cidade feliz.”

"Der Traum meiner Mutter" —  o conto "O sonho da minha mãe" fecha o livro "O amor de uma boa mulher" —  de Alice Munro foi o livro escolhido para o próximo encontro do Círculo Literário no dia 14 de Março de 2014 em Hösel.

Kommentare

  1. Como já te disse reli há relativamente pouco temo O Estrangeiro e tenho de fazer o com A Peste...
    Pena ele ter morrido tão cedo!
    Qual é a tradução desse livro de Alice Munro?

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Lê A Peste e dá a tua opinião, Rosa dos Ventos!

      Também tenciono reler O Estrangeiro e Os Justos.

      "O sonho da minha mãe" é o título do livro escolhido para o próximo encontro do Círculo Literário, conto esse, que está incluído no livro "O sonho de uma boa mulher" da tradução portuguesa.
      A selecção dos contos nem sempre é a mesma nos dois países.

      Löschen
  2. Tenho de fazer o mesmo...queria eu dizer...

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon