Treze de Dezembro, dia de Santa Lúcia

A primeira jovem vestida de Santa Lúcia no museu Skansen fim do século XIX. Foto: Pressestelle Skansen

O Dia de Santa Lúcia é uma das poucas festividades religiosas que ainda é celebrada na Escandinávia: jovens raparigas vestem-se de Santa Lúcia, as quais se deslocam em grupos encabeçados por uma jovem, a qual usa na cabeça uma coroa de velas (ou luzes), enquanto todas as outras apenas seguram nas mãos uma única vela.

A partir deste dia é o "arremedar" do ano seguinte, as chamadas "sortes" ou "têm poras de Santa Lúcia": cada dia (desde 13 a 24 de Dezembro) corresponde a um mês do ano que se aproxima: Se o dia 13 de Dezembro apresentar sinais de chuva, for ventoso, estiver seco ou húmido — corresponde ao estado do tempo do mes de Janeiro; o dia 14 representa Fevereiro; 15 será Março e assim por diante até à véspera do dia de Natal.
Esta crença popular poderá ter origem muçulmana pois, tal como na noite de 23 para 24 do Ramadão, chamada de Alkadr, em que tudo, supostamente, ficará determinado em relação ao que irá acontecer no ano seguinte (Alcorão XLIV, 2, 3, nota 5; XCVII, 1-5 e nota 4) dado que os anjos e o Espírito (Gabriel) descem ao mundo com a permissão de Deus, a fim de regular todas as coisas.

Kommentare

  1. Emantejoca,

    Se não levares a mal e porque irei ser submetida a uma intervenção cirúrgica aos olhos, do Dia de Santa Luzia, deixo-te um link que conta a vida desta jovem mártir, evocada como protectora das doenças dos olhos e prevenção da cegueira.

    http://www.mensagenscomamor.com/datas-especiais/historia_santa_luzia.htm

    Abraço e Feliz Natal, Teresa.

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Sabia que a Santa Lúcia é a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão.

      Não levei a mal pela tua dica, Janita, antes pelo contrário, estou-te muito grata pela informação, que fica ao dispor de todos os leitores: só precisam de clicar "Santa Lúcia"!

      Löschen
  2. Uma bonita tradição... como são quase todas as tradições religiosas.

    AntwortenLöschen
  3. Lúcia é antes de mais uma figura mítica que traz luz aos longos e escuros invernos suecos, Catarina!
    No antigo calendário sueco a noite de 12 para 13 de Dezembro era a noite mais longa do ano, uma noite cheia de mistério, durante a qual até os animais podiam falar.
    Era costume nesta noite que grupos de pessoas vestidos de Lúcia andassem de casa a casa, cantando e pedindo comida e bebida.
    No entanto a tradição das procissões de meninas vestidas de Lúcia, com velas na cabeça, surgiu só no século XX.

    Lembrei-me de escrever sobre esta tradição sueca, porque vi uma fotografia da Ingrid Bergmann vestida de Lúcia, com velas na cabeça.

    AntwortenLöschen

  4. Fiquei com uma dúvida: esta Santa Lúcia que é celebrada na Escandinávia é a mesma Santa Luzia que conhecemos e da qual a Janita nos falou?

    A propósito: já alguma vez foste ao Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo?
    A vista lá do alto (a subida ao zimbório é alucinante) é lindíssima!


    Beijinhos de fé
    (^^)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Santa Lúcia de Siracusa , mais conhecida simplesmente por Santa Luzia é a mesma santa, venerada pelos católicos como virgem e mártir cristã, e pelos suecos como a santa da luz.

      Já visitei muitas vezes o Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo, porque fica muito perto da minha querida cidade invicta.

      A vista lá do alto é lindíssima, e obrigatória a todos os familiäres alemães.

      Saudações de um Düsseldorf a cheirar a Natal!

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon