A canção da estrada

 
Considero A Estrada e As Noites de Cabíria as duas grandes obras-primas de Federico Fellini; fico sempre com pele de galinha quando vejo estes filmes: negros, realistícamente crús e magnificamente poéticos.
 ARTE apresenta esta noite La Strada e La dolce vita — uma festa para cineastas.
 
 
A estrada conta a história de Gelsomina, uma mulher humilde, melancólica e submissa,, interpretada magistralmente pela maravilhosa Giulietta Masina, que é vendida pela sua mãe por 10.000 liras ao brutamontes Zampanò (forte actuação de Anthony Quinn), um artista de circo que vive numa carroça e faz apresentações da sua força, arrebentando uma corrente de ferro em diversos lugarejos da Itália.
A dado momento cruza na sua vida o equilibrista conhecido como O Louco, que adora provocar Zampanò e nutre uma admiração especial pela Gelsomina. 
A Estrada foi laureado com diversos prémios, entre eles o Leão de Prata de Veneza, sendo o primeiro dos quatro Oscars de Federico Fellini na categoria Melhor Filme Estrangeiro, que patenteia a importância deste filme para o cinema moderno neo-realista.

Kommentare

  1. Destes só vi La Dolce Vita...há muitos anos, penso que a preto e branco!
    E gostava de revê-lo!

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Ontem vi uma vez mais LA DOLCE VITA, sendo a imagem a preto-e-branco uma das características deste filme, pois realça um laço com o cinema noir e com o expressionismo alemão.

      Um abraço também para ti, Rosa dos Ventos!

      Löschen
  2. "La Dolce Vitae" vi-o cinema antes do 25 de Abril e foi censurado obviamente na cena do "strip-tease" se é que se pode chamar aquilo um "strip-tease" da sueca Anita Ekberg. Contracenava com ela o grande galã do cinema italiano Marcelo Mastroianni e a actriz francesa Anouk Aimée.
    Muitos dos filmes de Fellini voltei a revê-los após o 25 de Abril para os entender, porque a maioria era censurada, vá-se lá saber porquê.... ignorantes !

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A bela Anita Ekberg entra na fonte com um lindíssimo vestido preto numa das cenas mais famosas da história do cinema.

      Absolutamente ignorantes, Ricardo!!!

      Löschen
  3. Fantástica esta Giulietta Masina ! Uma grande actriz com cara de menina ! :)) ... que 3 grandes e boas recordações nestes 2 posts, Té ! :))) ... Deixam-me melancólico ! ...

    Bj.
    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Giulieta Masina não era uma beldade, porém uma mulher muitíssimo inteligente e uma das melhores actrizes de todos os tempos.

      Amanhã publico a quarta recordação, Rui, porque faz 20 anos que Fellini faleceu.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!