Já agora, onde estavas no dia 11 de setembro de 1973, lembras-te?

 
Uma pergunta pertinente da Teté! 

Não, não me lembro onde estava há 40 anos, quando o médico e político marxista chileno, fundador do Partido Socialista, Salvador Allende foi deposto e assassinado por um golpe de estado liderado pelo seu chefe das Forças Armadas, Augusto Pinochet.

Coisa certa é, que o golpe de estado no Chile, como houve tantos ao longo da história, não me abalou o espírito como a série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda.

Os atentados terroristas de 11 de setembro nem ao diabo lembravam. Foram inéditos, perversos, infernais e vão ficar para sempre gravados na minha memória.

Kommentare

  1. Também não me lembro, mas estava de férias de certeza, porque naqueles tempos as aulas só começavam depois do feriado de 5 de outubro e eu andava no liceu...

    Também não tinha o hábito de ver telejornais aos 14 anos, pelo que nem tenho a certeza de ter sabido da notícia imediatamente. Lembro-me de, uns anos depois, ter ido ao cinema ver "Chove em Santiago" e ter ficado muito chocada. Mas nessa altura também já tinha mais consciência política, pois já se dera o 25-A... ;)

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
  2. Também não sei onde estava.

    AntwortenLöschen
  3. Em 1973 também já não lembro onde estava.
    Provavelmente, na escola.
    Com o Bentes, o "Rato Atómico", como professor.
    BFDS!!

    AntwortenLöschen
  4. Lembro-me muito bem porque sou muito ligada a datas. Andava pelo Minho numa segunda ou terceira lua-de-mel, até porque ia entrar em estágio e, naquele tempo, os estágios para professor eram dose! Ouvimos algures a notícia pela televisão e ficámos sem fôlego! Já nessa altura éramos de esquerda mas, se calhar, ainda não sabíamos.

    Beijos

    AntwortenLöschen
  5. A embalar seguramente o meu filho mais novo, nascido a 11 de Julho!
    Mas lembro-me como me incomodou quando me comecei a aperceber da dimensão da tragédia...apesar das notícias chegarem a conta-gotas!

    Abraço

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!