Angela Merkel or Peer Steinbrück?

 
O debate foi liderado por três jornalistas Anne Will, Maybrit Illner, Peter Kloeppel e um apresentador de programas de entretenimento Stefan Raab, o meu favorito, que brincou com o facto do Peer Steinbrück dizer que é apenas candidato a chanceler e não a ministro numa grande coligação.
 
Peer Steinbrück já foi o Ministro das Finanças da chanceler alemã, que não escondeu que considera boa a cooperação que teve com o SPD entre 2005 e 2009, durante o seu primeiro governo. Naquela época, a Alemanha era administrada pela chamada grande coligação, que reuniu os dois maiores partidos do país. 
 
Angela Merkel mostrou-se soberana e o Peer Steinbrück não perdeu o controle durante os 90 minutos do único confronto entre os dois principais candidatos a primeiro-ministro na Alemanha. Não houve surpresas, uma vez que tanto a chanceler como o seu adversário trocaram argumentos de forma objectiva e pragmática, evitando ataques pessoais.
 
Embora Peer Steinbrück tivesse um desempenho muito melhor do que o esperado, Angela Merkel mostrou-se mais simpática e competente. Na minha opinião, ela vai continuar como chanceler da Alemanha.

Kommentare

  1. E isso é bom ou menos bom para a Alemanha?
    Porque para nós tanto faz, continuamos na mó de baixo, venha quem vier!

    Abraço

    AntwortenLöschen
  2. Aqui há quem tenha esperança de que após as eleições aí neste mês, Merkel abrandará a austeridade. Coisa em que não acredito.

    Já leu, de Gertrud Hohler, "Die Patin", sobre a actual chanceler?

    Boa semana

    AntwortenLöschen
  3. Pois, eu concordo com a Rosa. Não gosto da Angela (pelo que tem feito ao nosso e a outros países europeus), mas lá por isso não quer dizer que o seu adversário seja melhor... Mas os alemães é que votam, espero que melhor e mais conscientemente que os tugas!

    Abraço!

    AntwortenLöschen
  4. Pelo que vou lendo, parece-me que não há dúvidas sobre a vitória de Merkel, mas si com quem ela terá de se coligar. Seja qual for o resultado não prevejo grandes mudanças, mas gostaria de não ter de voltar a ver o paraplégico!
    Então setembro não ia ser dedcado ao romantismo' Ou está à espera que eu parta de férias ? ( Estou a brincar...)

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen