O charme da infidelidade

 
Ontem à noite ARTE apresentou Così fan tutte / Assim fazem todas — a antepenúltima ópera de Wolfgang Amadeus Mozart e a terceira e última ópera, cujo libreto foi escrito por Lorenzo da Ponte (as outras duas colaborações foram
As bodas de Fígaro e Don Giovanni).

A nova produção de Così fan tutte do Teatro Real de Madrid em co-produção com De Munt/La Monnaie, esteve em cena de 23 de Fevereiro até 17 de Março de 2013.

“…Mozart, naturalmente, nunca é moralizante, apesar de o problema da fidelidade aparecer com frequência na sua obra. A sua música transcende a questão moral, levando tudo a um plano superior. O que era brincadeira vira sério, e o texto simplório adquire através da música uma outra dimensão, uma veracidade e uma seriedade de assustar. ‘Così fan tutte’ é uma ópera bastante amarga…
Não tenho a pretensão de realizar uma encenação à altura da música. Contra a música de Mozart só podemos fracassar.”

Depoimento de Michael Haneke (A Professora de Piano, A Fita Branca, Amor) numa entrevista com o semanário alemão “Die Zeit”, na altura da encenação de “Così fan tutte” no Teatro Real de Madrid.

Kommentare

  1. Bom, com esse título, não ficava particularmente convencida a ir ver a peça. É que não encontro nenhum charme na infidelidade...

    Beijocas!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Também não encontro nenhum charme na infidelidade na vida real, Teté, mas quando se trata de uma ópera do Wolfie. a infidelidade tem charme, tem mesmo muito charme.

      Löschen
  2. O Gui vai no dia 4. A viagem já está marcada.

    AntwortenLöschen
  3. Anonym6/23/2013

    Estou com a Teté. Não consigo ver nenhum charme na infidelidade.
    Bom fds

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O comportamento humano tem muitas facetas, Carlos.
      Há pessoas que cometem infidelidade na sua imaginação, na sua fantasia.

      A infidelidade a que aqui me refiro não corresponde à verdade ou à realidade; é uma infidelidade inventada, ficcional — numa das minhas óperas favoritas do Wolfie.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon