Child's Pose ganhou o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim 2013

 
Com uma forte presença de filmes americanos, franceses e do leste europeu, o júri presidido pelo realizador Wong Kar Wai concedeu o Urso de Ouro a Child's Pose do romeno
Calin Peter Netzer.
Child's Pose conta a relação patológica entre mãe e filho, que explode quando o jovem atropela e mata uma criança. Na luta da mãe — grande desempenho de Luminita Gheorghiu —  para salvar o seu filho da cadeia, o filme faz um retrato da sociedade romena hoje.
Vic & Flo Ont vu un Ours, do canadiano Denis Côté, considerado o melhor filme a concurso, recebeu o prémio Alfred Bauer para o filme artisticamente mais inovador — entregue em 2012 a Tabu de Miguel Gomes.
Dois filmes receberam menção honrosa do júri. Entre eles, o Promise Land, de Gus Van Sant, com o actor Matt Damon. O filme conta a história de dois amigos que tentam convencer os moradores de uma pequena cidade norte-americana a vender, para uma empresa de energia, os direitos sobre a extração de gás natural nas suas terras.
A segunda menção honrosa foi para Layla Fourier, coprodução Alemanha, África do Sul, França e Holanda. Layla é uma mulher solteira que vive com o filho em Johannesburgo e trabalha numa empresa de segurança. Após um acidente, sua vida muda completamente. Segundo o júri, os dois filmes que receberam o prémio especial mostram "que o cinema pode fazer a diferença."

Kommentare

  1. eu li q o filme com a glória pires sobre a bishop agradou muito em berlim. estou aguardando muito esse filme estrear no brasil. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Entre as 52 produções de 33 países selecionadas para a mostra Panorama, Você Nunca Disse Eu Te Amo, de Bruno Barreto, terminou em segundo lugar na escolha do público.
      O filme retrata a história real e pouco conhecida do amor entre a poetisa americana Elisabeth Bishop, interpretada por Miranda Otto, e a arquiteta carioca Lota de Macedo Soares, vivida por Glória Pires.

      Löschen
  2. Obrigada pelas palavras no Crónicas on the rocks e no dona-redonda :)
    um beijinho grande
    Gábi

    AntwortenLöschen
  3. Não sei se esse filme romeno passará por cá! E mesmo o canadiano ou o brasileiro, mesmo assim mais prováveis, também não tenho a certeza. O cinema americano quase monopoliza todas as salas...

    Mas gracias pelas novidades, que cinema não é só o de Hollywood! ;)

    Beijocas cinéfilas!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. O cinema americano monopoliza todas as salas de todo o mundo, porque é o tipo de cinema que agrada a toda a gente.

      Enquanto que os filmes apresentados na Berlinale, embora alguns sejam verdadeiras obras-primas não têm o grande público, nem mesmo na TV.

      Mais tarde vou vê-los no Black Box do Museu do Cinema de Düsseldorf.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon