Alemanha e Portugal mais afastados

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, apresentou às 14:00 horas em conferência de imprensa, o pedido de demissão da ministra da Educação
e Pesquisa, Annette Schavan.

A chanceler federal anunciou que a pasta da Educação será assumida pela actual secretária da Ciência do estado da Baixa Saxónia, Johanna Wanka.
Igualmente democrata-cristã, a doutora em Matemática é há vários anos secretária da Ciência dos estados de Brandemburgo e da Baixa Saxônia.
A cerimónia de posse realiza-se na próxima quinta-feira.

Em Maio de 2012, um site anónimo acusou Annette Schavan de ter copiado textos alheios na sua tese de doutorado em Filosofia, concluída em 1980, para a Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf.
A Faculdade de Filosofia conduziu, então, uma investigação a pedido da própria ministra, que resultou no relatório que veio a publico na noite da última terça-feira. Annette Schavan anunciou que ia recorrer da decisão junto ao Tribunal Administrativo de Düsseldorf.
Esta tarde, ela afirmou publicamente não ter plagiado nem enganado na sua tese. Ela só renunciou ao cargo de ministra para evitar danos ao Ministério e ao governo.
Se há 33 anos Annette Schavan tivesse assassinado o professor, já tinha passado o prazo de punição, segundo a lei alemã.

A acusação contra Annette Schavan não é, porém, comparável ao caso do ministro Miguel Fernando Cassola de Miranda Relvas.
Como disse a Teté no comentário que deixou aqui:

"Ao contrário dos restantes comentadores, suponho que o caso Relvas é muito pior do que a mera "manigância" de tirar um curso superior sem lá pôr os pés. Que é mau, obviamente, e diz bastante sobre a personagem. Mas então o que dizer daquela parceria com o fulano do SIS que "recolhia" informações sobre tudo o que era gente importante nesta terra? Querem ver que era só para estar informado? Pelo menos num caso serviu para chantagear uma jornalista, mas não tenho dúvidas que o estratagema de "pressionar" gente grada deve ter sido utilizado outras vezes... O pouco que ainda se sabe deve ser apenas a ponta do iceberg, porque no fundo o método é por demais conhecido em regimes ditatoriais. E por mafiosos!"

Kommentare

  1. Não devia ser a própria a pedir a demissão? Assim acabou por ser demitida, o que é sempre mais desprestigiante... ;)

    Não me parece que plágio seja processo criminal que determine penas de prisão. Mas que é mau uma ministra, ainda por cima da Educação, ser acusada de plágio, disso não restam dúvidas! Acusação dada como provada ainda mais, interponha ela os recursos que quiser...

    Enfim, continuo a manter que é muito diferente do caso Relvas, por tudo! E como se não bastasse, nomearam agora um tal Franquelim para secretário de Estado, sendo que esteve envolvido no maior escândalo de todos os tempos em Portugal - o do BPN. Como é que um governo destes pretende ter credibilidade nacional e internacionalmente, é que não faço ideia! Farinha do mesmo saco, é no que dá... :P

    Bom Carnaval por essas bandas, se é que em Dusseldorf se comemora! (sei de outras cidades alemãs em que sim, outras em que não - mas que grande confusão!)

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. A Annette Schwan ao chegar a Berlim vinda da África do Sul, onde esteve em visita oficial, pediu imediatamente a sua demissão.
      A Angela Merkel só deu conhecimento da decisão da ex-ministra em conferência de imprensa.

      O professor que orientou a tese de Annette Schavan, Gerhard Wehle, qualificou a ex-aluna como "uma pessoa absolutamente íntegra", afirmando ainda que o "trabalho seguiu totalmente os padrões científicos".
      Segundo Gerhard Wehle, Annette Schavan escolheu uma abordagem interdisciplinar para o trabalho apresentado em 1980, um "risco" para uma jovem estudante naquele tempo.
      Para o professor, o trabalho de 33 anos atrás não pode ser avaliado segundo os parâmetros científicos actuais.

      De qualquer maneira a carreira política da Annette terminou aqui, e a amizade pessoal que a une à Angie não vale absolutamente nada.

      Em primeiro lugar está a Alemanha e o seu povo, depois o Partido e em último lugar estão os interesses pessoais, foram as palavras de despedida de uma das melhores ministras que tivemos até hoje.

      Löschen
  2. Foi de imediato de quem me lembrei - do despudorado do Relvas. Mas de facto nós somos um povo de bananas que aceitam todas as vigarices do povo de ciganos que também somos... Scham!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Infelizmente, não posso desmentir o teu comentário, Graça!

      É uma vergonha sermos governados por mafiosos, mas pior ainda, é que o Partido Socialista não apresente uma alternativa melhor.

      Löschen
  3. Há poucas semanas, o diretor de uma direção escolar pública aqui de Toronto (a maior do Canadá) demitiu-se precisamente por ter sido acusado de plágio numa altura em que os professores das escolas elementares e essencialmente secundárias se recusam a participar em atividades extracurriculares devido ao Bill 115 que lhes retira o poder de negociações entre outras coisas. Todos os escândalos acontecessem em alturas menos próprias, mas neste caso não poderia ter acontecido na pior altura.
    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Olá Catarina!

      Embora a ex ministra da Educação e Pesquisa possa gabar-se de ter sido internacionalmente bem-sucedida no comando da pasta, a maior preocupação é que este escândalo possa abalar a credibilidade da comunidade científica alemã.
      Mais de meio milhão de pessoas ganham a vida com pesquisa e desenvolvimento na Alemanha. E o país é um dos líderes na exportação de produtos de alto valor tecnológico e de patentes relevantes no mercado mundial.
      A credibilidade é a moeda forte que a Alemanha usa com os outros países. Só podemos ter sucesso internacional se houver confiança na validade dos nossos títulos académicos. Se isso não acontece, todo o sistema é prejudicado.

      Löschen
  4. Filosofias de vida e comportamentos políticos muito diferentes dos nossos ! ... e daí as grandes diferenças Alemanha / Portugal, a todos os níveis !
    Quando será que os portugueses entendem que a Alemanha é o que é, devido ao seu povo ?... Porquê criticar tanto os alemães e especialmente a sua representante política ?...
    .

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. As tuas palavras, meu caro Rui, são bálsamo para o meu coração.

      Löschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!