Richard Burton como Hamlet, 1964

 
Richard Walter Jenkins, o décimo segundo filho da família Jenkins, nasceu a 10 de Novembro de 1925 em Pontrhydyfen, uma pequena cidade mineira, no País de Gales.
A família Jenkins é muito pobre. Dic Jenkins, para os filhos sempre Dadi ni (o nosso pai), e a sua mulher Edith casam-se em 1900 e têm uma criança de dois em dois anos, 13 vezes.
Richard tem dois anos, quando a mãe morre de parto. Vai, então, viver para a casa da sua irmã Cecília, Cis, e do seu cunhado Elfed, em Taibach no Port Talbot, sete quilómetros de Pontrhydyfen.
Todos os Jenkins têm uma garganta de ouro e cantam por cima da sua miséria. E todos amam Rugby, este desporto, que é tão rude e duro como a vida no País de Gales.
Pai, filhas e filhos são pobres, mas também são muito ricos: eles amam a música, também a poesia — amam-se muito e a união faz a força.

Ninguém esquece Richard Burton, um fantástico actor teatral, que se vendeu a Hollywood, proporcionando-nos horas maravilhosas nas escuras salas de cinema, onde o encontramos como Hamlet, Marcellus Gallio, Marco António, Petruchio, Alec Leamas, Jimmy Porter, George, O’Brien entre outras personagens que ele interpretou magistralmente.

Kommentare

  1. Desconhecia.
    Como costumo dizer, aprender até morrer.

    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Muitas coisas da vida de Richard Burton também desconhecia, Observador, mas acabei de ler (eu que nem gosto de ler biografias)

      Elizabeth Taylor und Richard Burton
      "wir haben uns verzweifelt geliebt"

      A biografia da Liz não trouxe nada de novo e aborreci-me, em contra partida, a vida do Burton é pura e simplesmente empolgante.

      Sempre pensei, que a razão de ele beber era por se ter vendido a Hollywood, sendo ele um grande homem do teatro, mas não é verdade, todos os Jenkins bebiam demais.

      Löschen
  2. que ator não? acho q esse filme eu não vi. beijos, pedrita

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Sir Arthur John Gielgud dirigiu Richard Burton no Lunt-Fontanne Theater em 1964-5 e essa performance acabou inspirando uma obra cinematográfica.

      Löschen
    2. Um actor de enorme categoria!
      Vi excelentes filmes com ele onde o homem do teatro estava também presente!

      Abraço

      Löschen
    3. Em Londres ficou conhecido pelas suas interpretações das obras de Shakespeare, principalmente Hamlet e Henrique IV.

      Rodou o seu primeiro filme em 1949, "The Last Days of Dolwyn", só por causa do dinheiro, ele detestava filmar, ele amava o teatro.

      O seu filme de maior sucesso nesse período foi "Amargo Triunfo", em 1957, realizado pelo talentoso Nicholas Ray.

      Löschen
  3. É curioso que não me lembro tanto dele no cinema, como de ser figura sempre presente nas revistas, à conta do seu tumultuoso romance com Liz Taylor... :)

    Tenho ideia que se notabilizou mais no teatro que no cinema! :D

    Bom fim de semana, Teresa!

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Reunião em casa da avó de Mariana Mortágua

A pera por Jane Kenyon