Beliebte Posts aus diesem Blog
Guardador dos restos do Templo de Poseidon
Tarento é uma cidade muito histórica Essas duas colunas dóricas do Templo de Poseidon são tudo o que resta da antiga Tarento, que já foi a maior colónia grega do sul da Itália. O mérito de destruir o templo pertence, como de costume, aos cristãos. Tendo perdido as antigas tecnologias de construção, eles desmantelaram o templo de Poseidon para a construção das suas igrejas. É uma pena que no início do século XVIII houvesse 10 colunas, mas elas foram desmanteladas para a construção de outra Igreja. Apenas essas duas colunas permanecem no Cuore de Borgo.
A Companhia Nacional de Bailado oferece-nos a oportunidade de revisitar parte da obra em curso de Anne Teresa De Keersmaeker, coreógrafa belga que ao longo dos últimos 30 anos tem vindo a construir um percurso marcante, entretecido a partir de todas as expressões que a mediação dos corpos torna possível. Das três peças de repertório que aceitou reinterpretar com bailarinos da CNB, avulta desde logo a relação de privilégio concedida à música e à sua infinita capacidade de gerar movimento puro. Estratégia desde logo evidenciada em Prelúdio à Sesta de um Fauno, obra que De Keersmaeker trabalha sob o signo da histórica (e disruptiva) leitura coreográfica da partitura de Claude Debussy por Nijinski, em 1912. Grosse Fuge constrói-se sobre o último quarteto de cordas composto por Ludwig van Beethoven, onde cada nota e cada gesto são coordenados com tal precisão que produzem uma inédita e fascinante dualidade entre o que se vê e o que se ouve. Noite Transfigurada, composição do jovem Schönberg inspirada no poema narrativo Verklärte Nacht de Richard Dehmel, coloca um novo desafio à coreógrafa, que aqui tem de contar uma história e desenhar personagens, operando numa lógica que privilegia a sugestão à ilustração. Diálogos oblíquos entre disciplinas que se escutam mas não se anulam mutuamente. Depois de Bamboo Blues e Sweet Mambo de Pina Bausch, que programámos em 2011, a grande dança do mundo continua a marcar presença nos palcos do TNSJ.
AntwortenLöschen