Robert J. Lefkowitz e Brian K. Kobilka ganham Nobel da Química 2012


Dois norte-americanos, Robert Lefkowitz e Brian Kobilka, foram distinguidos com o Prémio Nobel da Química de 2012 pelos seus estudos sobre moléculas à superfície das células envolvidas na acção da adrenalina, anunciou esta quarta-feira a Real Academia Sueca das Ciências. Essas moléculas são os receptores acoplados à proteína G.                           

Kommentare

  1. Sou uma ignorante nessa área mas deve ser uma descoberta muito importante e que irá trazer benefícios para a Humanidade!

    Abraço

    AntwortenLöschen
  2. Parabéns aos vencedores.

    AntwortenLöschen
  3. Também sou uma ignorante nas áreas que me fascinam: Medicina, Física e Química.
    Logo que sei os resultados, vou até à biblioteca da Uni, e leio aquilo que encontro sobre o assunto, mesmo que não compreenda tudo.

    AntwortenLöschen
  4. Já sei para que serve a descoberta!
    Para "aliviar" os efeitos nocivos dos medicamentos...
    Foi o que eu entendi!
    Será?
    Se for é muito bom!

    Abraço

    AntwortenLöschen
  5. É isso mesmo, Rosa dos Ventos!

    De acordo com a Real Academia Sueca das Ciências, cada uma das milhões de células que compõem o corpo humano tem pequenos receptores que lhe permitem perceber o meio que as envolve e adaptar-se a novas situações.
    Os receptores acoplados à proteína G permitem às celulas detectar luz, sabor, odor, adrenalina, histamina, dopamina e serotonina, entre outros.
    A Academia sublinha ainda que "cerca de metade de todos os medicamentos actuam através dos receptores acoplados à proteína G". Durante muito tempo, foi um mistério para os cientistas entender como as células conseguiam sentir o ambiente ao seu redor.
    Na base da sua investigação podem obter uma combinação exacta dos medicamentos com menos efeitos secundários.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!