Em 1936 um escritor irlandês quase desconhecido visita a Alemanha

À Espera de Godot, de Samuel Beckett

Samuel Beckett conheceu a Alemanha em pleno regime nazista. Desembarcou no porto de Hamburgo no dia 4 de Outubro de 1936 e permaneceu no país até Abril de 1937. Ele visitou Hamburgo, Berlim, Dresden, Munique entre outras cidades.
O mais importante para Beckett era conhecer as colecções de arte dos museus alemães, que eram as mais importantes da Europa. Teve ainda a oportunidade de conhecer obras que o regime nazista considerava "arte degenerada". Elas tinham sido retiradas das salas dos museus, mas ainda podiam ser vistas nos depósitos.
Samuel Beckett admirava a literatura e a filosofia alemã, e tinha bons conhecimentos da obra filosófica de Immanuel Kant e Arthur Schopenhauer.
O irlandês escreveu as impressões dessa viagem em Samuel Beckett's German Diaries 1936-1937.

Kommentare

  1. A peça de teatro conheço, também gostei da imagem, precisamente por parecer que a imagem humana nunca se concretiza, tal como a vinda de Godot

    AntwortenLöschen
  2. Sou grande admiradora do autor do teatro do absurdo e Prémio Nobel de Literatura em 1969.

    Estou muito satisfeita, por o Carlos ver na minha imagem, exactamente o pensamento que eu queria expressar sobre essa profunda peça de teatro.

    AntwortenLöschen
  3. e continuo a passar sempre por aqui quando publica... só tenho andado mais silencioso ultimanente em todas as frentes por onde tenho passado...

    AntwortenLöschen
  4. Beckett um dos escritores das minhas ralações. À Espera de Godot ou a incerteza de algo que há-de vir, porventura a morte. Não sabemos. Vi a peça interpretada e encenada por Mário Viegas e um dos melhores espectáculos que tive a oportunidade de assistir.

    AntwortenLöschen
  5. Finalmente de volta.
    Por hoja, para desejar um bfds

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!