Em 1936 um escritor irlandês quase desconhecido visita a Alemanha

À Espera de Godot, de Samuel Beckett

Samuel Beckett conheceu a Alemanha em pleno regime nazista. Desembarcou no porto de Hamburgo no dia 4 de Outubro de 1936 e permaneceu no país até Abril de 1937. Ele visitou Hamburgo, Berlim, Dresden, Munique entre outras cidades.
O mais importante para Beckett era conhecer as colecções de arte dos museus alemães, que eram as mais importantes da Europa. Teve ainda a oportunidade de conhecer obras que o regime nazista considerava "arte degenerada". Elas tinham sido retiradas das salas dos museus, mas ainda podiam ser vistas nos depósitos.
Samuel Beckett admirava a literatura e a filosofia alemã, e tinha bons conhecimentos da obra filosófica de Immanuel Kant e Arthur Schopenhauer.
O irlandês escreveu as impressões dessa viagem em Samuel Beckett's German Diaries 1936-1937.

Kommentare

  1. A peça de teatro conheço, também gostei da imagem, precisamente por parecer que a imagem humana nunca se concretiza, tal como a vinda de Godot

    AntwortenLöschen
  2. Sou grande admiradora do autor do teatro do absurdo e Prémio Nobel de Literatura em 1969.

    Estou muito satisfeita, por o Carlos ver na minha imagem, exactamente o pensamento que eu queria expressar sobre essa profunda peça de teatro.

    AntwortenLöschen
  3. e continuo a passar sempre por aqui quando publica... só tenho andado mais silencioso ultimanente em todas as frentes por onde tenho passado...

    AntwortenLöschen
  4. Beckett um dos escritores das minhas ralações. À Espera de Godot ou a incerteza de algo que há-de vir, porventura a morte. Não sabemos. Vi a peça interpretada e encenada por Mário Viegas e um dos melhores espectáculos que tive a oportunidade de assistir.

    AntwortenLöschen
  5. Finalmente de volta.
    Por hoja, para desejar um bfds

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

pensamento inacabado

Guardador dos restos do Templo de Poseidon