Prémio Nobel da Paz 2012


"A União e os seus fundadores contribuíram, por mais de seis décadas, para o avanço da paz, da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa", diz o comunicado que anuncia o Prémio.

Segundo o Comité Nobel da Noruega, os esforços de paz que ao longo dos anos foram feitos na União Europeia são a principal razão para a distinção: "Durante um período de 70 anos, a Alemanha e a França lutaram três guerras. Hoje, a guerra entre a Alemanha e a França é impensável", diz o comunicado. "Isto demonstra como, através de esforços bem direcionados para a construção de confiança mútua, os inimigos históricos podem tornar-se parceiros próximos".

O comité recorda que a UE passa actualmente por "graves dificuldades económicas e agitação social considerável", mas prefere focar-se naquilo que considera o "mais importante resultado" da união: "O papel estabilizador da UE ajudou a transformar a maior parte da Europa de um continente de guerra num continente de paz".

O presidente da União Europeia, José Manuel Durão Barroso, já disse que o Prémio "é uma grande honra para o conjunto da União Europeia, para os seus 500 milhões de cidadãos". Martin Schulz, presidente o Parlamento Europeu, também já reagiu através da rede social Twitter, dizendo-se "tocado" e "honrado" pela distinção.

A temporada dos prémios Nobel 2012 começou na segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina e termina no dia 15 com o da Economia. O Nobel da Paz é o único que se anuncia e entrega fora de Estocolmo, por decisão expressa do fundador dos prémios. 

Kommentare

  1. Acabei de ler no mural do facebook de um amigo!
    Fiquei deveras perplexa quando estamos num profunda crise social, económica, financeira e política na UE...:-((

    Abraço

    AntwortenLöschen
  2. Surpreendente !!! ... no mínimo !

    Bjs
    .

    AntwortenLöschen
  3. Por isso mesmo, Rosa dos Ventos, por isso mesmo, considero que a distinção da União Europeia com o Prémio Nobel da Paz 2012 é uma oportunidade para os líderes europeus refletirem sobre as consequências do projecto de integração europeu e sobre formas de evitar a desagregação europeia.

    AntwortenLöschen
  4. Surpreendente no bom ou no mau sentido, Rui da Bica?

    Eu cá não fiquei surpreendida, na minha opinião, o Prémio da Paz 2012 para a União Europeia não podia ter chegado em melhor altura.

    AntwortenLöschen
  5. Die EU ist in den letzten Jahren immer wieder für die Auszeichnung nominiert worden. Nun hat es geklappt.

    AntwortenLöschen
  6. Francamente,... surpreendente, porque simplesmente surpreendente, por não ser "muito habitual" atribui-lo a uma entidade colectiva.

    Concordo que poderá ser benéfico e que contribua para abrir as mentes dos grandes dirigentes num sentido de maior aproximação, favorável à união !

    AntwortenLöschen
  7. Só se for mesmo no sentido proactivo porque a UE está em guerra declarada, os mais fortes contra os mais fracos!

    Abraço

    AntwortenLöschen
  8. A Academia não se pode agradar a gregos e troianos, Rosa dos Ventos!

    Nos últimos anos a União Europeia tem sido nomeada para o Prémio Nobel da Paz e, em 2012 ganhou o Prémio para o meu contentamento e o contentamento de muitos outros europeus, que acreditam na União Europeia.

    AntwortenLöschen
  9. Ridícula, a decisão do Comité Nobel da Noruega.

    A UE tem feito alguma coisa pela paz?
    Não. Bem pelo contrário.

    Sinto-me desiludido.

    AntwortenLöschen
  10. Eu entendo que o Prémio Nobel da Paz 2012 para União Europeia é altamente merecido, o Observador diz que é ridícula, a decisão do Comité Nobel da Noruega (da Noruega e não da Suécia!!!)

    O que para mim conta, é que cada um de nós tenha a liberdade de dar a sua opinião, sem reservas.

    Eu também fiquei desiludida em 1998, quando o José Saramago ganhou o Prémio Nobel de Literatura; o meu favorito era o António Lobo Antunes.

    AntwortenLöschen
  11. Eu escrevi Noruega?
    Onde? Não vejo.
    :)
    Ena pá o que o sono faz...

    Parecer: rectifique-se.

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!