O escritor chinês Mo Yan venceu hoje o Prémio Nobel da Literatura

No comunicado que justifica a escolha, a Academia Sueca diz que Mo Yan
"funde os contos tradicionais, a história e a contemporaneidade com um
realismo alucinatório". Nos meios literários alemães a obra de Mo Yan é comparada à obra de Franz Kafka.

Mo Yan recebe o Nobel da Literatura 12 anos depois do autor chinês Gao Xingjian ter sido distinguido com o mesmo prémio.

O psedónimo literário Mo Yan significa "não fales" em chinês. O escritor chama-se na realidade Guan Moye, tem 57 anos e nasceu na província de Shandong, no leste da China. Num discurso que fez há uns anos na Universidade Aberta de Hong Kong, Mo Yan disse que o seu pseudónimo foi escolhido na altura de escrever o seu primeiro romance, e que fez a escolha para se lembrar que não devia falar de mais.

Acusado por alguns de não ser um crítico aberto do regime, Mo Yan tem escrito alguns romances que contrariam as políticas chinesas. Um dos seus mais recentes trabalhos, Rã, que ainda não está traduzido em português, dá uma imagem bastante negativa da política chinesa de limitação da natalidade a apenas um filho por casal, um tema tabu na China.

Em Portugal, o livro de Mo Yan "Peito grande, ancas largas", traduzido por João Martins, foi publicado pela Ulisseia em 2007. Publicado originalmente em 1995.
Este romance causou grande controvérsia na China devido ao teor sexual da história. Mo Yan foi obrigado a escrever uma autocrítica ao seu próprio livro, e, mais tarde, a retirá-lo de circulação.

Kommentare

  1. As previsões bateram certas.
    Parabéns a Mo Yan.

    AntwortenLöschen
  2. As previsões bateram quase certas, uma vez que o favorito era o japonês Haruki Murakami.

    O chinês Mo Yan era também um dos favoritos; só depois de ler a obra dele é que posso dizer, se ele foi uma boa escolha da Academia Sueca.

    AntwortenLöschen
  3. Nunca li nada dele!
    Aí vou eu até à FNAC, à procura! :-))
    Depois direi se gostei!

    Abraço

    AntwortenLöschen
  4. Como não sabia nada sobre o escritor, gostei muito deste post. E obrigada pela informação sobre o livro cá publicado :)
    Gábi

    AntwortenLöschen
  5. Não conhecendo a obra do escritor, cheira a mais um piscar de olho à China.
    Bjs e bfds

    AntwortenLöschen
  6. Só espero que seja mesmo um prémio merecido pelo valor intrínseco da obra e não um mero prémio para equilíbrios políticos.
    Como não conheço a obra, não posso dizer mais do que isto.

    AntwortenLöschen
  7. Como gostei muito do último livro que li de Murakami, estava a torcer por ele. Este escritor não conheço, nunca li o único livro dele publicado em Portugal, e não me parece que vá ler tão depressa, que segundo consta está esgotado! :)

    Murakami, tem lá calma, a tua vez há de chegar! :D

    Abraço

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!