Ana Teresa Pereira vence Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores

 
A escritora Ana Teresa Pereira conquistou o Grande Prémio de Romance e Novela, com o romance O Lago, anunciou a APE. O prémio, no valor de 15 mil euros, foi atribuído por maioria a Ana Teresa Pereira, uma das cinco finalistas
ao galardão.
Os outros finalistas eram As Luzes de Leonor, de Maria Teresa Horta, Tiago Veiga, de Mário Cláudio, O Complexo de Sagitário, de Nuno Júdice, e A Cidade de Ulisses, de Teolinda Gersão.
Ana Teresa Pereira, nascida na Madeira em 1958, estreou-se em 1989 com o policial Matar a Imagem. Tem publicado com regularidade na Relógio d'Água obras como O Ponto de Vista dos Demónios, Se eu Morrer Antes de Acordar, Intimações da Morte e O Mar de Gelo.
O júri integrou José Correia Tavares, José Manuel de Vasconcelos, Luísa Mellid-Franco, Manuel Gusmão, Manuel Simões e Silvina Rodrigues Lopes.
(fonte: MUNDO PESSOA)

Kommentare

  1. Já não sei para onde me virar com tanto para ler e por estes dias com pouco tempo!
    Em oito dias comprei na Fnac, em Lisboa, "A Boneca de Kokoschka" de Afonso Cruz e "Tudo o que Tenho Trago Dentro de Mim" de Herta Müller.
    Já iniciei a leitura dos dois...
    Este da Ana Teresa Pereira ficará em lista de espera! :-))


    Abraço

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Não consigo ler dois livros ao mesmo tempo, Rosa dos Ventos!!!

      Neste momento, estou a acabar de ler Middlesex de Jeffrey Eugenides, o livro escolhido para o próximo encontro do Círculo Literário, que tem lugar já na sexta-feira.

      Nunca li nada do Afonso Cruz.

      A leitura da obra da Herta Müller, galardoada com o Nobel de Literatura de 2009 , com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, torna-se, por vezes, difícil, mas vale a pena o esforço.

      Löschen
  2. Rita Ferro com o seu livro A Menina é filha de quem? venceu o Prémio Pen Clube Português de Narrativa para obras publicadas em 2011.
    Fernando Guimarães venceu na Poesia com As raízes diferentes editado pela Relógio d'Água.
    Maria Filomena Molder no Ensaio com O Químico e o Alquimista, Benjamin e Leitor de Baudelaire publicados também pela Relógio d'Água.
    Pedro Vieira foi o escritor distinguido na Primeira Obra com Última Paragem, Massamá editado pela Quetzal. Com excepção do prémio para primeira obra, cujo valor pecuniário é de 2500 euros, os outros prémios são de cinco mil euros.

    AntwortenLöschen
  3. Sò li um dos seus livros e gostei muito.

    AntwortenLöschen
  4. Joël Dicker, o escritor suíço de 27 anos que na semana passada foi distinguido com o Grande Prémio do Romance da Academia Francesa, pelo seu livro La vérité sur l’affaire Harry Quebert (ed. Fallois), é um dos quatro nomeados para o Goncourt, o mais prestigiado prémio literário em França. Dicker foi escolhido com três outros nomes: Patrick Deville (1957), com Peste & Choléra (Seuil), Jérôme Ferrari (1968), com Le Sermon sur la Chute de Rome (Actes Sud), e a escritora de origem vietnamita Linda Lê (1963), por Lame de Fond (Bourgois).
    Como é tradição, o vencedor do Goncourt é anunciado a 7 de Novembro no restaurante parisiense Drouant. Ainda que valha apenas um prémio pecuniário de dez euros, o Goncourt significa uma tiragem de 400 mil exemplares.
    (fonte: MUNDO PESSOA)

    AntwortenLöschen

Kommentar veröffentlichen

Beliebte Posts aus diesem Blog

Tudo menos plano!